segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Secretaria de Planejamento Convoca Imprensa Local Para Coletiva

Na Quarta-feira dia 10, a Secretaria Municipal de Planejamento, realizou uma Coletiva com a Imprensa local, a fim de apresentar informações sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento ocorreu nas dependências da Secretaria de Agricultura, onde participaram os secretários Saraiva de Agricultura, Luiz Devit de Habitação, Fabio Leal de Planejamento, tendo como convidada especial a Srª. Cleuza Diretora da CORSAN local. Vários pontos foram debatidos que segundo o Secretário Fabio Leal poderão  servir de ajuda na criação do projeto a ser desenvolvido no município . leia mais na próxima edição do Jornal da Primeira Hora ,



ACVERC EM SANTO AMARO


A ACVERC reuniu vereadores de todas as Câmaras da região para a discussão da reestruturação do Estatuto da Entidade. Mas não foi só isso que marcou a reunião do dia 30. Um forte apelo em prol de um abaixo assinado já mencionado em reunião realizada na cidade de Barão do Triunfo, onde se trata da obtenção do maior número de assinaturas para ser encaminhado ao governo do estado a fim de pressionarem a construção da RST 470 que também ligará a região de serra, costa doce e carbonífera proporcionando maior desenvolvimento sustentável para os municípios. Outro debate foi criado no momento em que se levantava uma das questões políticas mais polemicas do momento. Trata-se da grande reforma Política Brasileira, onde segundo os vereadores e advogados presentes, este é um tema que terá que ser bem avaliado por todos os políticos tanto vereadores como Deputados e senadores ressaltam os parlamentares. Muitas opiniões divergiram as colocações feitas pela assessora jurídica da ACVERC, Dra. Ritanara Alves e o presidente vereador Amaro, pois alguns vereadores entendem que se acaso esta reforma venha acontecer, muitos perderão o mandato, isto é os partidos pequenos irão sumir do contexto político perdendo assim de eleger novos vereadores e até mesmo deputados e senadores.
A preocupação dos vereadores é um seminário previsto para este mês na cidade de São Jerônimo que seria realizado na ULBRA, o que não mais acontecerá. O evento foi transferido para a Câmara de vereadores de Charqueadas e ainda não tem data marcada, haja vista o fórum que acontecerá no próximo dia 11 de Agosto na Assembléia Legislativa do Estado. Onde terá como participante o Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os vereadores querem a participação de uma comissão representando a Associação das Câmaras da região a ACVERC para obterem informações sobre a dita reforma Política, desta forma com mais subsidio fica melhor a discussão do tema.

História Santo Amaro

No dia30 de Julho passado, nossa equipe foi recebida juntamente com os vereadores membros da ACVERC, no 2º Distrito de Santo Amaro município de General Câmara, na Pousada e Restaurante COQUEIRO onde fomos agraciados pela beleza indescritível que transcende daquele lugar. Segundo a proprietária, professara aposentada e presidente da AVASA Olinda Konrad, que desfruta de uma iperatividade tamanha que não se cansou um só momento em repetir ao grupo todos os acontecimentos Já ocorridos no local quando da chegada dos primeiros habitantes que povoariam o nosso estado mais tarde. Santo Amaro que hoje é Distrito de General Câmara segundo a história, havia se emancipado do município de Taquari, em 4 de Maio de 1881. Ainda segundo a professora Olinda, em 1930 chegava às margens do Taquari, o Arsenal de Guerra que construiu a Vila Militar. Em 1938 o Distrito da Margem passou a ser a sede do município denominado General Câmara, e Santo Amaro do Sul torna-se o 2º Distrito.
Como conta a história de nossa terra, Santo Amaro já foi palco de muitas determinações políticas e Militares, pois o local com uma arquitetura e infra-estrutura do século passado, já foi à sede do Governo do estado. Ali tudo respira cultura açoriana, pois foi ali que, as primeiras caravelas açorianas atracaram. Na economia o município se mantém com a agricultura, agropecuária, piscicultura, artesanato e o turismo, pois a existência do Sítio Histórico com 15 prédios tombados pelo IPHAN, constituído pelo marco da imigração açoriana também ajuda a atrair o turismo para o local..