quinta-feira, 1 de junho de 2017

Eldorado do Sul, já sente com a inundação das águas que caíram até agora


Segundo informações que nos chegam neste momento, Eldorado do Sul já tem muitos Bairros alagados  com a chuva que vem caindo no estado e principalmente no município, os Bairros Chácara, Cidade Verde, Centro Novo e outros mais, estão com problemas sérios, a entrada principal do município está tomada pelas águas .

Bairro Chácara

Posto Central de Saude de Eldorado do Sul




Rotatória , chegada pela BR 290 interior capital

Rotatória entrada para Eldorado e saída para Porto Alegre

Rua da Farmácia municipal esta é a  atual situação

Proximidade da Escola Cônego no BairroEldorado do Sul, já sente com a inundação das águas que caíram até agora Chácara
Bairro Centro Novo Tomado pela água 

A Defesa Civil do Município, está correndo contra o tempo para socorrer as pessoas atingidas e solicita toda e qualquer ajuda possível para amenizar a dramática situação que as famílias estão enfrentando.

 


Dieese, FGTAS e FEE divulgam os dados de abril da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA).

Dieese, FGTAS e FEE divulgam os dados de abril da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA). 
...
Confederação Nacional da Indústria divulga o Índice Nacional de Expectativas do Consumidor de maio e os Indicadores Industriais de abril. 
...
FGV lança o Índice de Confiança Empresarial, que agrega os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção.
...
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulga os resultados de maio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
...
Cases da GetNet, Loggi e StartSe, empresas que estão se destacando no mercado de ciência e tecnologia, serão tema do Tá na Mesa da Federasul.
...
Ibravin e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul apresentam resultados da safra de uva 2017. Em 2016, o Estado teve quebra de safra de 57%. Foi considerada a pior desde a década de 1960.Dieese, FGTAS e FEE divulgam os dados de abril da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA).
Fonte /Giane Guerra

quarta-feira, 31 de maio de 2017

BM de Eldorado do Sul prenderam traficante na Vila da Paz

Bm de Eldorado do Sul prenderam traficante na Vila da PazSegundo informações do Comando da BM, de Eldorado do Su,  Policiais  da ROCAM, prenderam as 23 horas de ontem em abordagem na Vila da Paz , Wilian Rodrigues de Oliveira, por trafico de drogas, o indivíduo tinha em seu poder R$ 193,00 e 12 ledras de Crack

Wilian Rodrigues de Oliveira


PRF e BM prendem quatro criminosos em Camaquã

PRF e BM prendem quatro criminosos em Camaquã

Na manhã desta terça-feira, 30, policiais rodoviários federais e policiais militares prenderam quatro homens em flagrante após realizarem roubo a um estabelecimento comercial em Rio Grande.
Após o assalto, o serviço de inteligência da PRF passou a monitorar os veículos envolvidos no roubo, um Prisma e um Peugeot. Ao descobrirem que os veículos deslocavam pela BR 116 em direção à capital, informaram às equipes operacionais da PRF e da BM, que montaram barreiras na entrada do município de Camaquã, onde abordaram os veículos.
Foram presos quatro indivíduos, apreendidos os dois veículos utilizados no roubo, duas pistolas e um revólver municiados, e recuperados os produtos eletrônicos roubados da loja. Seguem as buscas aos outros dois que conseguiram fugir.
Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para área judiciária local.
Mônica KlafkePRF 2ª Del

Eldorado do Sul Rejeita Presidio Federal

Comunidade de Eldorado do Sul Rejeita Presidio Federal
Após a veiculação e divulgação na imprensa de que O Bairro Sans Soucí , em Eldorado do Sul, irá receber um a unidade prisional a nível Federal , em uma área estadual onde funcionava a extinta FEPAGRO, um grupo de moradores organizaram-se e convocaram imediatamente uma reunião na noite de 29 de junho , com um público estimado em 100 pessoas .
Sec de Planejamento  Fabio fala aos presentes sobre o projeto do Governo Federal
 A ideia dos organizadores era protestar contra a instalação da unidade prisional, e conseguiram, pois compareceu o Prefeito municipal Ernani Gonçalves, Secretário de Planejamento Fabio Leal, Vereadores Tigre e Juliano ambos do PT, também o vereador Fabiano Pires do PMDB, entre outros, fizeram-se presentes ainda o comandante da Brigada Militar CAP. Quintana, o Superintendente da SUSEP e o Subchefe da Policia Civil, do Estado do Rio Grande do Sul.
Os manifestantes foram contra devido a incidência de fatores que afetarão o município e o  bairro, como por exemplo: a vinda de uma Presidio Federal aumentaria ainda mais a insegurança da população pois segundo alguns especialista no assunto aumentaria também o número de facções criminosas que com certeza migrariam para o estado e para o município, isso poderia também  afetar a economia do município , haja vista os grandes empreendimentos que estão sendo construídos e planejados para a cidade , isso inviabilizaria o crescimento sócio econômico e tiraria o sossego da população.  
Segundo uma fonte , mais de 100 pessoas compareceram à reunião 
Isso não bastou, ontem pela manhã antes da reunião das comissões na Câmara de vereadores na sala da presidência, reuniram –se os vereadores Tigre do PT , Juliano Soares  também do PT e o ver Tonho Pires do PSB,  para discutirem sobre a vinda do Presidio Federal para Eldorado. Logo após foi chamado e secretario Fabio Leal  Vereador do PDT,que mais tarde fez parte da reunião e mais tarde a chegada da vereadora Daiane Gonçalves  e por último o vereador Gelson Antunes que não Participou  da reunião na sala da presidência
Participaram também da reunião dois agentes da SUSEP precisamente da AMAPERGS  no caso os dois DIRETORES da Instituição, identificados apenas como  Rodrigo e Cristiano, onde fizeram relatos dos  ‘‘Prós ‘’e contras  de ter um presidio Federal  instalado no município.
Mais tarde na reunião das comissões, já com o plenário da casa cheio, iniciou-se a discussão sobre o assunto, uma Moção de Repúdio a instalação do presidio foi sugerida para ser apresentada mais tarde na Sessão ordinária e um requerimento que seria apresentado pelo vereador Tigre, para a criação de uma Frente Parlamentar contra a instalação do Presidio.
Na Sessão ordinária das 14:00 hs , as discussões continuaram acirradas, na mesa, enquanto isso integrantes de uma comissão criada na reunião da noite anterior, empunhavam  cartazes dizendo não querer o presidio no bairro Sans Soucí. Ato em que foi a presentada e votada a Moção que teve voto de todos os parlamentares mas baixou as comissões, já o requerimento da criação da Frente Parlamentar foi rejeitado por 5 x 3 .
  Depois de muita discussão o vereador Gelson Antunes Líder de Governo, usou o microfone e disse que com a garantia da palavra do prefeito municipal, Ernani Gonçalves, estava tranquilizando a todos que o presidio não seria mais instalado no bairro em questão.  E que haveria a possibilidade de se instalar em outro local no município, logo surge a intenção da instalação as margens da Br 290 ou no Parque Eldorado em área Federal na divisa com Arroio dos Ratos.

A noite, outra reunião convocada também às pressas e que deveria sair na sede do G.C.C., no Parque Eldorado, foi transferida pra o Centro de Ressocialização Bom Pastor.
Vereador Gelson Antunes e Sec. Fábio Leal e Volmir Martins
Jornalista, empresários e cidadãos da comunidade

Presentes empresários ,professores e sec. Lodear. 
As 20 hs com a presença de mais de trinta pessoas com representatividade na comunidade, deu-se início a reunião que havia sido convocada pelo vereador líder de Governo , Gelson Antunes. Acompanhado do também vereador e Sec.  de planejamento Fabio Leal, explicaram que estavam com uma incumbência de representar o Executivo municipal para ouvir a comunidade através de representações ali presentes, havia no local pessoas  bem esclarecidas entre elas, Professores , Militares , Advogados , Jornalistas, Arquitetos, Engenheiros Civis, Corretores de Imóveis, Comerciantes , Farmacêuticos, Sec. de Transportes, Lodear e o Vereador Charuto também do partido do Governo , diretor de Educação Carlão, o Subprefeito Valdomiro , Giovani ,  o cantor e compositor Volmir Martins  entre outros.
Quando começou as explicações de que e o que poderiam vir em contra parida caso fosse instalado o Presidio Federal no Distrito, os presentes foram unânimes, cada um dentro de sua ótica fizeram suas ponderações rejeitando assim a instalação do presidio no Bairro Parque Eldorado.
O vereador Gelson Antunes,  tranquilizou a todos que juntamente com o Sec. Fabio, estria nesta manhã de quarta 31 de Maio de 2017, levando a decisão tomada pelos presentes, e disse que com a confirmação da palavra do Prefeito Ernani de que o Parque também não iriá ter o presidio, eles retornariam para informar a decisão de  aceitação do prefeito ou não, mas não ficou descartada a possibilidade de nova reunião para aprofundar as discussões, eles lembraram que não estavam ali defendendo a vinda ou não do Presidio Federal.
Ao final da reunião foi criada uma comissão representativa com 4 integrantes que irão acompanhar o processo junto aos órgãos competentes em todas as esferas.
Comissão Representativa dos Moradores do Parque Eldorado Contra a Instalação de Presidio Federal:
Benoni Garcia, Maria da Conceição, Gabriel Belém, Helen Pandolfo.


Sugerida pelo Secretário Fabio Leal, que os membros dessa Comissão, reúnam-se com a comissão da Sans - Soucí para juntos deliberarem as ações que serão feitas a partir de então, começando inclusive oficiando a todos os Deputados Estaduais na Assembleia Legislativa do Estado.  

segunda-feira, 29 de maio de 2017

A data da posse do novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, ainda não foi marcada.

Foto: André Dusek | Estadão
A data da posse do novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, ainda não foi marcada. Ele vai assumir o cargo no lugar de Osmar Serraglio, do PMDB, que ainda não confirmou se vai aceitar o convite para o ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
Torquato Jardim se reuniu com assessores no ministério da Transparência, pasta que ele está deixando para assumir o ministério da Justiça.
O convite foi aceito no domingo (29) após uma reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu.
Torquato Jardim é visto dentro do governo como uma pessoa com bom trânsito no Judiciário, poderia melhorar a interlocução do governo nos tribunais, às vésperas do julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE.
Apesar disso, o fator decisivo para a mudança é que ele também é avaliado como alguém que pode ter mais controle sobre a Polícia Federal. Depois de anunciado como novo ministro da Justiça, Torquato disse que vai ouvir as demandas do presidente Temer e fazer uma avaliação própria sobre o ministério, ao qual a Polícia Federal é subordinada, avaliação que inclui, segundo ele, a permanência ou não do atual diretor-geral, Leandro Daiello.
O novo ministro da Justiça já deu declarações críticas contra a Lava Jato e a nomeação dele foi recebida com desconfiança por parlamentares da oposição, como o deputado Chico Alencar.
Entidades de classe também se manifestaram. A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal afirmou que "é natural que qualquer mudança no comando do ministério da Justiça gere preocupação e incerteza sobre a possibilidade de interferências no trabalho realizado pela Polícia Federal”.
A Federação Nacional dos Policiais Federais disse esperar que o novo ministro haja com imparcialidade, sem qualquer tentativa de influência nas investigações da Polícia Federal, especialmente na operação Lava Jato.
A saída de Osmar Serraglio do ministério da Justiça já vinha sendo estudada há alguns dias. Michel Temer vinha sendo pressionado por aliados e ministros investigados pela Lava Jato, a tirar Serraglio, considerado fraco e sem autoridade sobre a Polícia Federal.
No grampos da delação da JBS, a divulgação de uma conversa gravada no dia 22 de março entre o empresário Joesley Batista e o senador afastado Aécio Neves, do PSDB, mostra a insatisfação de Aécio com Serraglio por não controlar a PF e a Lava Jato. No diálogo, Aécio reclama com Joesley da atuação de Serraglio no ministério e defende a saída dele do cargo.
A gota d’água para a saída foi uma ligação de uma escrivã da PF para o gabinete presidencial, na última quarta-feira. Sem autorização do relator da Lava Jato no Supremo, o ministro Edson Fachin, ela queria marcar data , local e hora para o interrogatório de Michel Temer, que responde no Supremo a um inquérito por suspeita de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de justiça por causa da delação da JBS.

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUÍS ROESSLER – FEPAM

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUÍS ROESSLER – FEPAM
Edital de Consulta, ManifestaçãFUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUÍS ROESSLER – FEPAMo e Audiência Pública referente ao EIA/RIMA do Licenciamento Prévio de Loteamento Residencial Unifamiliar, do empreendedor Melnick Even Incorporações e Construções Ltda, localizado no município de Eldorado do Sul - RS.
EDITAL
Considerando que se encontra em tramitação, na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – FEPAM, o processo administrativo n° 7997-05.67/10-8, referente ao licenciamento prévio de loteamento residencial unifamiliar, do empreendedor Melnick Even Incorporações e Construções Ltda, localizado no município de Eldorado do Sul - RS,  informo que: 1. O EIA/RIMA do mencionado empreendimento, nos termos do art. 80, da Lei Estadual nº 11.520, de 03/08/2000, e do Parágrafo 2º, do Art. 11, da Resolução CONAMA nº 001, de 23/01/1986, encontra-se à disposição do público em geral para consulta e considerações, pelo prazo de 45 dias, a contar da data da publicação, na Central de Atendimento da FEPAM, situada à Av. Borges de Medeiros, 261 – 1º andar – Centro, Porto Alegre/RS, de segunda feira à sexta feira das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, na Biblioteca da FEPAM, situada à Rua Dr. Salvador França, 1427, em Porto Alegre/RS, de segunda feira à sexta-feira das 9h00min às 12h00min e das 13h30min às 16h00min, bem como na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, situada na Rua da Arrozeira, nº. 270, Centro, em Eldorado do Sul/RS, das 08h00min às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul, situada na Av. Emancipação, nº. 480, Centro, em Eldorado do Sul/RS, das 08h00min às 14h00min, na Prefeitura Municipal de Guaíba, situada na Av. Nestor de Moura Jardim, nº. 111, Centro, em Guaíba/RS das 09h00min às 17h30min, bem como no site www.projetoeldoradodosul.com.br/EIA.pdf e www.projetoeldoradodosul.com.br/RIMA.pdf disponível para consulta pública e considerações. 2. Os comentários a respeito do empreendimento em questão devem ser protocolados até 20/06/2017 na sede da FEPAM, nos Balcões de Licenciamento Ambiental Unificado ou enviados para o e-mail melnick-eldorado@fepam.rs.gov.br. Outros meios de manifestação serão desconsiderados. 3. A Audiência Pública, conforme previsto no art. 85 da Lei Estadual nº. 11.520, de 03/08/2000, e com base nas resoluções CONAMA nº. 009, de 03/12/1987, e nº. 237, de 19/12/1997, bem como na Portaria FEPAM nº. 66, de 12/07/2011, será realizada no dia 13/06/2017, às 19h00min, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra, situado na Rua Irene Santos Totta, nº 301, Bairro Sans Souci, em Eldorado do Sul/RS para expor aos interessados o conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA em análise, dirimindo dúvidas e colhendo dos presentes as sugestões apresentadas através de manifestações a respeito do empreendimento em questão. Os interessados em se manifestar na Audiência Pública deverão atender às disposições do Regimento Interno da Audiência Pública da FEPAM aprovado pela Portaria nº 66/2011, de 12/07/2011.
Porto Alegre, 26 de abril de 2017.
Ana Maria Pellini
Diretora-Presidente Interina