quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PRF intensifica fiscalização com a chegada de estrangeiros







PRF intensifica fiscalização com a chegada de estrangeiros
Nos primeiros dias de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal em Eldorado do Sul realizou intensa fiscalização,  principalmente na BR 290, muito utilizada pelos argentinos que ingressam no país nesta época do ano. 

As equipes de policiais foram distribuídas em pontos estratégicos da rodovia e deram prioridade ao controle  de velocidade e de ultrapassagens em local proibido.

Mais de mil veículos foram fiscalizados nesses dez dias, com a utilização do radar portátil e também fotográfico. 

A PRF ressalta que a colisão frontal é uma das principais causas de morte no trânsito, e por isso direciona seus esforços para coibir as ultrapassagens indevidas, muito comuns nos trechos de pista simples, como é o caso deste da BR 290, que liga Uruguaiana a Eldorado do Sul.

Números do primeiro final de semana:

Testes de Alcolemia: 85
Pessoas Fiscalizadas: 626
Veículos fiscalizados: 690
Radar: 28 horas, com 656 autuações
Multas: 380, sendo que 251 foram de ultrapassagem em locais proibidos
4 pessoas detidas e 1 veículo recuperad

domingo, 8 de janeiro de 2017

Hospital de São Jerônimo precisa de doadores de sangue

Foto: Marcos Essvein
Hospital de São Jerônimo precisa de doadores de sangue

Hospital de São Jerônimo
O Hospital de Caridade de São Jerônimo (HCSJ) estará encaminhando doadores ao Hemocentro de Porto Alegre, com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue a abastercer o Banco de Sangue.
Os deslocamentos irão ocorrer nos dias 17 e 26 de janeiro, com horário de saída às 8h30 em frente ao hospital. O transporte será gratuito, por meio de uma parceira com o Expresso Vitória.
 A instituição é a única da Região Carbonífera que realiza transfusões de sangue. O HCSJ é referência e atende pacientes dos municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara e São Jerônimo. Mais informações pelo telefone (51) 3651-8545.

Professores dão aula descontraída antes de vestibular da UFRGS

O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começa neste domingo (8). Para quem estudou o ano inteiro, o sábado (7) teve um momento de descontração em Porto Alegre. Ao todo, são 33.459 candidatos disputando 4.017 vagas em 91 graduações.
Professores de um curso pré-vestibular realizaram o que chamam de ‘aulão’, onde buscam uma maneira descontraída para deixar os estudantes tranquilos e relaxados para as provas. Em clima de brincadeira, o nervosismo fica de lado. Porém, os estudantes não deixam de ouvir e anotar conteúdos pois sabem a importância de estar focado e nos próximos dias.
Professores dão aula descontraída antes de vestibular da UFRGS (Foto: Reprodução/Facebook)Professores dão aula descontraída antes de
vestibular da UFRGS (Foto: Reprodução/RBS TV)
Os professores afirmam que a aula não é para aprender, mas para relembrar o que já sabem. A música, os vídeos e o teatro são usados para espantar a ansiedade de quem sonha com a faculdade. “Te ajuda a ficar mais tranquilo. Tu sai da tua casa sem pressão, vem pra cá, é algo divertido”, diz o vestibulando Diogo Pavinatu.
As provas começam no domingo com física, literatura e língua estrangeira. Na segunda-feira (9), será a vez língua portuguesa e redação. Na terça (10), biologia, química e geografia. No último dia, a quarta (11), últimas provas serão de história e matemática. Até lá, os professores indicam moderação.
Confira o serviço do vestibular
As provas serão aplicadas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, na Serra, além de Imbé eTramandaí, no Litoral Norte. Ao todo, são 33.459 candidatos disputando 4.017 vagas em 91 graduações. Nas quatro cidades, são 55 locais de prova. A orientação da UFRGS é que os candidatos cheguem cedo, até às 8h, munidos de documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta.
As provas terão início às 8h30min e não há tolerância para atrasos. Os candidatos somente poderão sair das salas de aula após decorridas duas horas do início do concurso. Os locais de prova podem ser consultados no Portal do Candidato.
A divulgação dos resultados será disponibilizada no site da UFRGS, em data ainda a ser divulgada.
Candidatos conferem o listão de aprovados do vestibular da UFRGS em Porto Alegre (Foto: Divulgação/UFRGS )Listão de aprovados ainda não tem data para ser
divulgado (Foto: Divulgação/UFRGS )
Cursos mais disputados são da saúde
Entre os 10 cursos mais disputados, sete são da área da saúde. Além da Medicina, com média de 74,26 candidatos por vaga, o mais concorrido há anos, os estudantes buscam oportunidades na Psicologia (diurno, 28,82 e noturno, 23,19), Fisioterapia (26,43), Medicina Veterinária (18,43), Nutrição (15,45) e Biomedicina (14,88).
Completam a lista Direito diurno (14,64), Publicidade e Propaganda (14,34) e Relações Internacionais (14,26).
EPTC reforça transporte coletivo em Porto Alegre
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçará as linhas de ônibus com horários extras e veículos articulados para atender os candidatos. O reforço contempla o Campus do Vale da UFRGS (Avenida Bento Gonçalves), UniRitter (Rua Orfanotrófio) e a Fapa (Avenida Manoel Elias), que são os pontos de maior concentração de estudantes. 
Agentes da EPTC estarão em pontos de maior movimento na cidade para organizar a circulação.
Linhas que atendem o Campus do Vale da Ufrgs, Uniriter e a Fapa:
Professores dão aula descontraida antes de vestibular da UFERGS

Fonte G1.

Vereadora de Guaíba é suspeita de desviar materiais da prefeitura

Grande quantidade de alimentos apreendida em casa de vereadora de Guaíba, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
A Polícia Civil investiga a suspeita de que uma vereadora tenha desviado bens da Prefeitura de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a delegada Sabrina Doris Teixeira, foram encontrados produtos de limpeza, alimentos e brinquedos na casa de Luciana Kubiaki, ex-secretária municipal de Assistência Social, que responde inquérito por peculato – desvio de bens públicos.

Após receber denúncias de que Luciana havia desviado material da prefeitura, a Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira (5) um mandado de busca e apreensão na residência da política. Lá, chamou a atenção de Sabrina a grande quantidade de produtos de alimentação e limpeza que estavam estocados.
Bens apreendidos em casa de vereadora de Guaíba, RS (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Bens apreendidos sobre carroceria de caminhão (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
"Eram diversos itens de materiais de limpeza e de escritório em grandes quantidades", disse a delegada. "Esses objetos estavam armazenados. Alguns estavam encaixotados. Agora a investigação vai analisar a procedência", afirmou.
Entre os objetos, a delegada citou como exemplo 53 pacotes de fermento, 44 caixas de leite e 55 frascos de alvejante. Além disso, havia carne suficiente para ocupar dois refrigeradores. "A denúncia dava conta disso mesmo, bens perecíveis e materiais de limpeza e escritório", comentou Sabrina.
Vereadora de Guaíba é suspeita de desviuar
Vereadora de Guaíba é suspeita de desviar produtos da PrefeituraMateriais de escritório estavam entre os bens apreendidos com vereadora (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Materiais de escritório estavam entre os bens
apreendidos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Apesar de ressaltar que não há nenhuma evidência concreta de que os bens tenham sido desviados do município, a delegada cita um indício: parte das caixas com os materiais tinha etiquetas com o endereço da sede da prefeitura.
O material foi apreendido. A polícia também encontrou uma arma de fogo, que pertencia ao marido da vereadora. Ele foi autuado por porte ilegal de arma e responderá em liberdade.
O representante afirmou que o casal foi surpreendido pela polícia, e que ainda não teve acesso ao inquérito, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira (6).

Segundo o advogado, Luciana e o marido vinham estocando alimentos desde a época em que ela foi secretária municipal, função que exerceu durante quatro anos e na qual tinha boa remuneração. Haussan diz que ela usou o último salário antes de concorrer a uma vaga na Câmara para fazer um rancho, com objetivo de guardar produtos para 2017, ano em que teria uma queda de rendimentos por ter deixado o Executivo municipal.