Em 7 meses, Ministério do Trabalho em RR emitiu 3 mil carteiras de trabalho de venezuelanos, quase o dobro de 2016. Mas desemprego ainda é grande entre imigrantes, que pedem trabalho até em semáforos.
Por Emily Costa*, G1 RR
Venezuelanos pedem trabalho em semáforo na zona Norte de Boa Vista; muitos já têm carteira de trabalho, mas não conseguem emprego formal (Foto: Emily Costa/G1 RR)
Antes incomum em Boa Vista, cidade com pouco mais de 326 mil habitantes, a cena agora é corriqueira. De segunda a domingo, dezenas de venezuelanos fugindo da fome e do desemprego no país natal lotam semáforos da capital de Roraima em busca de serviço. Com placas em um português simples, eles resumem um único pedido: procura-se trabalho.
Nos últimos sete meses, o Ministério do Trabalho no estado (MTE-RR) registrou um recorde de emissão de carteiras de trabalho a venezuelanos. De janeiro à última segunda-feira (24), foram quase 3 mil carteiras entregues a cidadãos venezuelanos. Em 2015, emitiram-se apenas 257 documentos, e 1.331 em 2016.
Os números indicam que há centenas de venezuelanos atrás de trabalho em Roraima.O índice aumenta à medida que se agrava a crise no país fronteiriço - nos últimos meses a tensão política se intensificou e protestos já deixaram mais de uma centena de pessoas mortas.
Venezuela vive clima de expectativa para a eleição da Assembleia Constituinte
Porém, o desemprego tem crescido no estado, e muitos estrangeiros se enfileiram nos semáforos para pedir trabalho ou mesmo se oferecer para serviços informais que dispensem o registro na carteira de trabalho. No primeiro trimestre deste ano uma pesquisa do IBGE revelou que em Roraima a taxa de desemprego ficou em 10,3%, representado um índice nunca registrado no estado.
Carlos Eduardo, de 29 anos, fez a carteira de trabalho, mas ainda não conseguiu emprego formal em Roraima (Foto: Emily Costa/G1 RR)
O ex-guarda nacional venezuelano Carlos Eduardo, de 29 anos, está nesse grupo. Ele mora em Roraima há um mês e diz que deixou o trabalho na cidade natal, Puerto Ordaz, porque o filho menor sofreu um acidente e perdeu o olho esquerdo.
"O seguro da guarda não cobria o atendimento para ele, e o dinheiro não dava para comprar remédios. Então vim para cá ajudar minha família e principalmente meu filho", relata o venezuelano, que já tem carteira de trabalho.
Enquanto não encontra emprego fixo, ele limpa para-brisas em semáforos na Zona Norte da capital. Entre um intervalo e outro, pendura no pescoço uma placa onde se lê: procuro emprego, diária-fixo.
"Tenho vários cursos na área de segurança, mas aqui no Brasil aceito até trabalhar como pedreiro para conseguir enviar ajuda a minha família", diz Carlos Eduardo.
Outro venezuelano que luta para conseguir trabalho é Héctor Celorio, de 28 anos. Natural de Maturín, na Venezuela, ele quer trabalhar para ajudar os pais, que ainda moram do outro lado da fronteira, no país governado por Nicolás Maduro.
Enquanto não consegue emprego formal, Héctor Celorio limpa carros em um semáforo da capital (Foto: Emily Costa/G1 RR)
"Estou em Roraima há quatro meses e não consegui nenhum emprego formal, só diárias que pagam mal. Quero um trabalho estável, uma ajuda. É o que todos queremos", diz Héctor.
Aos 42 anos, Alfredo Sanabrio passa pela mesma situação. Com a carteira de trabalho em mãos, todos os dias ele percorre as ruas de Boa Vista atrás de um emprego formal ou de algum serviço.
Com a placa de 'procura-se trabalho', o ex-comerciante está em busca de uma oportunidade de emprego na capital (Foto: Emily Costa/G1 RR)
"Na Venezuela, era comerciante, mas aqui aceito trabalhos de faz-tudo. Aqui está um pouco difícil arrumar trabalho, o movimento está fraco. Mas mesmo assim, prefiro ficar aqui porque na Venezuela não tem emprego e os preços das coisas são muito altos", relata Alfredo.
Imigrantes na linha de frente do desemprego
No entendimento do professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e especialista em questões fronteiriças, João Carlos Jarochinski, o índice de desemprego de venezuelanos está associado ao cenário de recessão.
"É comum quando se tem um cenário de desemprego que o primeiro segmento a ser atingido seja o dos imigrantes. Isso é fato. No caso de Roraima, o que temos que analisar é que os venezuelanos têm uma chegada mais recente e foi encadeada em um processo de recessão", explica.
- Número de pedidos de refúgio de venezuelanos em 2017 já é mais que o dobro que o de 2016 em Roraima
- Especial: Venezuelanos no Brasil
- Refugiados venezuelanos mudam de carreira para arranjar emprego em RR
Emissão de carteira de trabalho
Diariamente, a movimentação na sede do Ministério do Trabalho em Roraima é grande. A chefe da emissão de carteiras de trabalho no estado, Síntique Braz, estima que pelo menos 70% dos atendimentos diários no órgão são feitos a venezuelanos que querem obter o documento.
"A demanda vem crescendo em razão dos problemas, principalmente, na Venezuela. Do ano passado para cá, mais que duplicou", disse Síntique, acrescentando que os 99% dos venezuelanos que pedem a carteira de trabalho também solicitam à Polícia Federal refúgio no Brasil.
O aumento no número de pedidos de carteira de trabalho foi tanto que Roraima teve de pedir carteiras dos estoques do Acre e Amapá.
Emissão de carteira de trabalho a imigrantes sobe em três anos em RR
Exploração de mão de obra
À medida que aumenta a entrada de venezuelanos no país à procura de emprego, aumentam também as denúncias de contratações irregulares.
Há três meses, por exemplo, quatro venezuelanos foram resgatados de uma empresa onde trabalhavam em condições análogas a de escravos, segundo o MTE-RR.
O chefe da Fiscalização de Trabalho, Aécio Andrada, disse que muitas empresas se aproveitam das condições de vulnerabilidade dos venezuelanos para fazer contrações irregulares.
"Existem aqueles que ainda não conseguiram tirar esse documento e procuram trabalhar de qualquer forma para sobreviver, só que em condições irregulares, porque ainda não estão com a carteira de trabalho de estrangeiro. Quando a gente fiscaliza e encontra essas irregularidades, tomamos as providências que o Ministério do Trabalho tem a obrigação de tomar”, citou.
Imigração venezuelana
O agravamento da crise na Venezuela fez aumentar o número de venezuelanos vivendo em Roraima. Dados da Polícia Federal mostram que, desde 2014, tem havido um aumento constante nos pedidos de refúgio por parte de venezuelanos que querem morar no estado.
Só nos primeiros seis meses deste ano, a Polícia Federal em Roraima já recebeu 5.787 pedidos de refúgio, cerca de 3,5 mil a mais do que em todo o ano passado. Sem um abrigo permanente onde possam ficar e dinheiro para alugar ou comprar uma moradia, algumas famílias estão morando em uma praça no Centro da capital.
*Colaborou Rede Amazônica Roraima
132
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
POPULARES
- Lara SantosHÁ 2 HORASAssistam um documentário no youtube chamado: "Impeachment - do apogeu à Queda", do canal Brasil Paralelo. Lá vocês vão entender tudo que está acontecendo na Venezuela e no Brasil.
- Bernardo BizaioHÁ 26 MINUTOSVocê quer o capitalismo onde maioria da população se vira , ou o socialismo & comunismo em que boa parte dos sanguessugas vermelhos vivem parasitando as custas de quem realmente trabalha ? O objetivo deles é este ,viver as custas dos outros .
- Haroldo FonsecaHÁ 3 MINUTOSSilva vai morar na Venezuela ! Aqui a mamata acabou ! Tchau
- Bruno MoraisHÁ 42 MINUTOSMais 6.000 desempregados pra conta do PMDB.
- Ze SilvaHÁ 38 MINUTOSnão adianta amigo, aqui só tem coxinhas.
- Silva AndreHÁ 5 MINUTOSAbraços aos cumpanheiros que ficar combatendo a mentira e a hipocrisia dessa pessoas da direita ra cista igno rante e burra!Nao vou estragar meu resto de noite,discutindo com ignorantes,que nao sabem debater e nem argumentar,apenas ofender e xingar de vaga bundo,comu nista,quem pensam diferentes deles!
- Alex NouHÁ 16 MINUTOSVenezuelanos são nossos irmãos, de alguma forma temos que acolhe-los ainda que provisoriamente! O que não devemos acolher são imigrantes ilegais de outras partes do mundo! esse tem que mandar tudo embora, mesmo com filhos nascidos no Brasil (EUA fazem isso) e tralhas!
- Munique SchutzHÁ 7 MINUTOSirmãos??? kkkkkkkagora só porque sao limítrofes passaram a ser paises irmaos? a cultura venezuelana nao tem nada a ver com a nossa!!! fronteira deveria ser fechada e todos expulsos daqui.
- Silva AndreHÁ 2 HORASLu la pegou a país quebrado em 2002,onde a fome e desemprego estavam por todo lado!No nordeste,a taxa de mortalidade era a maior da america e norte nao existia industria,as duas regioes erao excluidos da politica de desenvolvimeno industrial e agricola dos governos de direita!E vai voltar ou eleger Ciro,que vao pegar o país quebrado de novo,por inconpetencia desse governo de direita,sustentado por psdb,pr prb psc dem todos partidos corru ptos!
- Ze SilvaHÁ UMA HORAPRIMEIROAGENTETIRADILMA.......DEPOISVIRABONECODEPRESÉPIODAGLOBO.
- Bernardo BizaioHÁ 19 MINUTOSQuero ver um pais que viva de assistencialismo e que tenha dado certo ,no fim quem paga a conta é sempre o verdadeiro trabalhador ,mais cedo ou mais tarde a bolha explode ,isso é politica irresponsável e eleitoreira com função do voto cabresto ,um exemplo disso é esse Silva Andre .
- Fábio MesquitaHÁ 23 MINUTOSja tafoda pra nois aqui sem eles ?
- Renan CunhaHÁ 26 MINUTOSEles deveriam ira é para Cuba.
- Sérgio RêgoHÁ 29 MINUTOSE viva o comunismo democrático ! E viva o socialismo democrático! Né não seus bestalhões que acreditam que estes porcarias estão mesmo a fim de acabar com a pobreza e estas besteiras todas que eles falam. Acordem bestalhões. Eles só querem enriquecer sem trabalhar, pois eles não têm competência e nem vontade para isso.
- Silva AndreHÁ 2 HORASAntes de Lu la assumir 2002,milhoes de brasi leiros,passaram fome!A fome e o desemprego era uma realidade igual a da vene zuela!Minha familia comia farofa e café puro de manha..almoço ovo arroz e angu do mato..jantar ovo arroz e angu do mato de novo!Graças a Deus,que tinha isso e que ja passamos por essa situçao triste,dos vene zuelanos!
- Silva AndreHÁ 39 MINUTOSO plano real trouxe instabilidade,nao desenvolvimento economico!O governo p t deu inicio a um grande projeto de desenvolvimento economico,em todas as regioes..o sucesso foi tanto,que o Brasil,,virou a sexta economia mundial!
- Josivaldo OliveiraHÁ 30 MINUTOSsilva andre a verba do sindicato ja ta dando pra bancar a viagem pra algum país capitalista?
- LucasHÁ 5 HORASUma pena ver a Venezuela nessa situação, pior que eles vão sofrer aqui no Brasil também, já que também estamos sofrendo com o desemprego...
- LucasHÁ 35 MINUTOSVenezuela hoje é ditadura de esquerda pura...
- Professor KodamaHÁ 4 HORASDeveríamos fazer uma troca com a Venezuela. Trocar todos os venezuelanos anti socialistas pelos nordestinos que amam o petê. Desta forma eles ficam contentes com Maduro e nós com o progresso e trabalho.
- Ricardo ValeHÁ 3 HORASÉ por isso que a educação nesse país tá na lam a, com um j u m e n t o desses sendo professor.
- Rafael SantosHÁ 3 HORASEu mandaria os que amam o petê e o psdb juntos para lá, tenho certeza que em 5 anos seriamos um pais de primeiro mundo.
- PauloHÁ 40 MINUTOSFechem as fronteiras e escravizem os imigrantes!
- Ze SilvaHÁ 41 MINUTOSPRIMEIROAGENTETIRADILMA...TOMANOCUEFALAMALDOSOUTROS.
- Fred MattosHÁ 43 MINUTOSCoitados dos Venezuelanos, procurar emprego no Brasil, tamo com 13 milhões de desempregados e mais outros tantos milhões na informalidade e em subempregos
- Dilo MacnastyHÁ 2 HORASE AÍ L.L. U L.LA, EXISTE OU NÃO COMUNISMO?
- Maria CordeiroHÁ UMA HORAA ignorância está instalada em você Silva Andre
- Silva AndreHÁ UMA HORAMe expique minha ignorancia Maria?!que o socialismo é mesmo que o comunismo?que o Brasil é um país comunista?por favor me explique,pra min entender e nao repitir mais minha "ignorancia"que vc fala.
- PauloHÁ UMA HORAKkkkkkkkk
- João FerreiraHÁ UMA HORA...POBRE POVO VENEZUELANO... ESSE TRISTE DRAMA VAI PERDURAR ENQUANTO O maduro NÃO FOR PARA O INFERNO !!!
- Paulo MonteiroHÁ UMA HORAMe responda quem souber. Em qual governo foi investido dinheiro do postalis (fundo de previdência dos correios)em títulos da Venezuela ? ..... e porque hoje quem é aposentado dos Correios tem que contribuir? ..... quem usa estatal pra se dar bem?....
- Luiz AlbertoHÁ UMA HORAPor onde o socialismo passa e impera é destruição. Nunca há ideia nova, só a cúpula pode ser burguesa com whiskies 18, 21 anos. Os esquerdistas gostam de distribuir pobreza, este é o socialismo que propagam. Os acólitos ignaros sustentam a mentira
- Ze SilvaHÁ UMA HORAPORQUE VOCÊ NÃO FALA DO COMUNISMO CHINES??
- Shahid RahmanHÁ 2 HORASMinha mãe tem loja de roupas e eu posso convencer ela a contratar venezuelanos, desde que sejam altos, bonitos, sarados e tenham pele bonita sem poros obstruidos e oleosa...
- CocodilhaHÁ 2 HORASÉ TANTA DST NESSE COMENTÁRIO QUE MEU ANTIVÍRUS ATÉ APITOU AQUI
- Maria CordeiroHÁ UMA HORACocodilha joga teu aparelho fora!
- Luiz SilvaHÁ 4 HORASO que o exército está fazendo ? Empurrem essa porcaria para o outro lado da fronteira ! Nós já temos os nossos miseráveis ! FORAAAA !!!
- Luiz SilvaHÁ 2 HORASNão acham a esquerda maravilhosa ? Não era a solução para seus problemas ? Morram de fome mas fiquem do outro lado da fronteira ! Os venezuelanos que tem dinheiro já sairam há muito tempo ! Os que estão fugindo agora são os miseráveis que apoiavam a esquerda ! É o l.i.x.o que ninguém quer ! FORAAAAAA ! Nós já temos nossos miseráveis !
- Jeferson AzevedoHÁ UMA HORAO POVO NÃO TEM CULPA ....
- Jose OliveiraHÁ UMA HORAPai dos pobres, só pra começar ja encontraram 10 milhões e vem mais por aí...Enquanto seus seguidores continuam na mortadela com pão...
- Ze SilvaHÁ UMA HORAPORQUE VOCÊS NÃO MOSTRAM O COMUNISMO DA CHINA???
- EugêniomáximoHÁ 3 HORASPasmem! A brazukada não está nem aí para a invasão de venezuelanos em nosso país! Já não bastavam os haitianos e afrianos? Parem de achar engraçado essa invasão de desqualificados, que só vêm aumentar os problemas desta nação caótica! É preciso parar isso! Temos que fechar as fronteiras e mandar de volta os que já chegaram....Ou então mandem-nos para a "cumpanherada vermelha (p a D.i.lm.a e p o l..u.l.a.....).
- Bruno OliveiraHÁ 2 HORASRoraima! Regular Roraima pros gringos é sacanagem kkkk deixa eles invadirem quem sabe não ajudam a desenvolver aquela cidade
- Maria CordeiroHÁ UMA HORAOlha Bruno Oliveira, você precisa voltar as escolas, pois aqui em Roraima, para um bom aluno, se sabe que a energia vem da Venezuela (de Guri), então não há progresso. Existe o crescimento populacional sim, que se soma com a demanda dos nativos daqui. O comércio cresce, mas sem energia própria, não se sai da província. Entendeu ou precisarei desenhar?
- Paulo MonteiroHÁ UMA HORAMEU SONHO É QUE NOSSO BRASIL FIQUE IGUALZINHO a lixozuela por isto eu sou do bloco petralhista
- Poli QuaresmaHÁ 2 HORASué, o socialismo não é uma maravilha ? é isso que estão ensinando nas escolas kkkk
- Silva AndreHÁ UMA HORAEntao vai pra terra do seu burro trump,inteligente!Brasil é socialista e sempre será,os incomodados que se mudem!Estamos vendo a maravilha desse atual desgoverno capitalista da direita,cortes nos pessimos serviços publicos,fim da farmacia popu lar,quer cortar o pis,seguro-desemprego, tirar direitos dos trabalhadores e etc..