quarta-feira, 13 de março de 2019

Famurs pelo Rio Grande tem início na próxima semana

Famurs pelo Rio Grande tem início na próxima semana
Série de encontros regionais leva técnicos da entidade para onze municípios e promove 3º Prêmio Boas Práticas


Na próxima semana, a Famurs dará início ao seu calendário de interiorizações em 2019. A programação do Famurs pelo Rio Grande, que tem o patrocínio do Banrisul, prevê reuniões com prefeitos para divulgar a 3º edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, lançado pela Federação durante a Assembleia de Verão.

Durante os encontros, o coordenador das áreas de educação e cultura da Famurs, Itamar Baptista Chagas, apresentará a honraria que será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em 10 áreas: agricultura, assistência social, comunicação social; cultura, turismo e lazer; educação; fazenda; meio ambiente; saúde; segurança pública e mobilidade urbana; e trânsito. As administrações municipais podem inscrever até o dia 26 de abril projetos que tenham sido desenvolvidos entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2019. O objetivo do Prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. A honraria recebe igualmente o patrocínio do Banrisul.

Além disso, segundo o superintendente técnico e de relações institucionais da entidade, Luiz Gustavo de Souza, neste ano o foco do Famurs pelo Rio Grande será a educação. “Os municípios precisam destinar 25% do seu orçamento para a área, então optamos por priorizar essa demanda e auxiliar os prefeitos a cumprirem com essa determinação”, afirma Souza. Desta forma, com intuito de auxiliar os municípios com a atualização dos currículos escolares, que tem prazo até outubro, a Federação promove a palestra “A base curricular gaúcha: como organizar o currículo no município”. As conversas serão ministradas pela secretária executiva da Undime - RS, Marléa Ramos, e pelo doutorando em Educação pela UFRGS, Diego Lutz.

No decorrer do evento, assuntos de interesse das associações regionais também devem ser debatidos. Os encontros são voltados para prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, especialmente na área de educação.


Confira o calendário preliminar dos encontros:


Data
Município
Local
19 de março às 9h
Cerro Largo
Sede da Associação dos Municípios das Missões (Amm)
Rua João Tem Caten, 1248 – Cerro Largo
20 de março às 9h
Três Passos
Auditório da Câmara do Comércio, Indústria e de Serviços (Cacis)
Rua Estivalet Pires, 83 – Três Passos
21 de março às 9h
Seberi
Sede da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop)
Av. Flores da Cunha, 2500 – Seberi
22 de março às 9h
Carazinho
Câmara de Vereadores de Carazinho
Av. Flores da Cunha, 799 – Carazinho
26 de março às 9h
Pelotas
Sede da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul)
Rua Andrade Neves, 2077, 6º andar – Pelotas
27 de março às 9h
Bagé
Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza
Rua Caetano Gonçalves, 700 – Bagé
28 de março às 9h
Restinga Sêca
Faculdade Antônio Meneghetti
Estrada Recado Mestro, 338 – Restinga Sêca
29 de março às 9h
Santa Cruz do Sul
Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale Do Rio Pardo (Cisvale)
Rua Ernesto Alves, 875 – Santa Cruz do Sul
2 de abril às 9h
Veranópolis
Local a definir
3 de abril às 9h
Passo Fundo
Anfiteatro da Universidade de Passo Fundo
Av. Brasil Leste, 285 – Passo Fundo
Data a confirmar
Município do Vale do Rio dos Sinos
Local a definir



terça-feira, 12 de março de 2019

PRF prende quadrilha de roubo a cargas e carros em Eldorado do Sul

PRF prende quadrilha de roubo a cargas e carros em Eldorado do Sul


A PRF prendeu três homens e apreendeu um menor que realizavam roubos a veículos de cargas e roubo a carros na noite desta segunda-feira, 11, em Eldorado do Sul. A ação aconteceu após alguns quilômetros de acompanhamento tático em alta velocidade.

Policiais Rodoviários Federais estavam realizando uma barreira na entrada da cidade de Eldorado do Sul quando um HB/20 iniciou uma fuga em alta velocidade ao perceber a presença da PRF. Durante alguns quilômetros, os criminosos tentaram fugir passando por cima de cordões de calçadas e sempre em alta velocidade, mesmo dentro do perímetro urbano.

Um pouco antes de serem abordados, o condutor arremessou para fora do veículo um revólver calibre 38 municiado e uma mochila. Após a abordagem, os policiais encontraram os objetos. Dentro da mochila estavam um rádio-transmissor na frequência da Brigada Militar e um jammer, equipamento utilizado para bloquear os sinais emitidos por celulares e rastreadores de veículos.

Todos os ocupantes do carro já possuíam vasta ficha criminal. O condutor, inclusive, havia saído do sistema prisional há poucos dias, depois de ter sido preso pela PRF há alguns meses por roubo de carro. Os criminosos foram conduzidos para a policia judiciária para registro da ocorrência.

Fonte / 2ª Del PRF