Quatro
em cada dez lojas estão vazias em novos shoppings da Região Sul
Pesquisa Ibope mostra vacância de 42% nos novos
shoppings da Região Sul. Resultado pior só no Nordeste do País. A média
nacional é 45%.
Foram considerados empreendimentos inaugurados entre
2013 e 2015. Neste período, houve uma onda de inaugurações de shoppings
principalmente no interior, fora das Capitais.
- O crescimento acelerado teve seu preço. Muitos
projetos foram superdimensionados ou instalados em localizações duvidosas. O
caixa cheio de algumas empresas levou a uma expansão desordenada, cujo
resultado é o que se vê agora: shoppings centers com elevadas taxas de vacância
e projetos prontos que postergam sua inauguração por falta de varejistas. – diz
a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do IBOPE Inteligência,
Marcia Sola.
Aqui no Sul, um exemplo representativo é Rio Grande.
Na época em que os shoppings eram construídos na cidade, os próprios lojistas
se perguntavam se havia consumidor para tanto. Os comerciantes combinavam entre
si por qual empreendimento iriam optar.
Nesta mudança de cenário econômico, muitos projetos
de shoppings foram adiados e até cancelados.
Shoppings antigos
Já nos shoppings consolidados – inaugurados até 2012
-, a vacância é bem menor. No Sul, é de apenas 8,3%. A média nacional é 9,1%.
- Esse resultado, embora seja muito superior à média
histórica do setor, não é desesperador, pois nesse patamar a vacância ainda é
gerenciável. O problema é que a fila de espera de varejista na maior parte dos
shoppings acabou, o que significa que ficará cada vez mais difícil repor os
espaços vagos. – complementa Márcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário