segunda-feira, 4 de abril de 2016

Quatro em cada dez lojas estão vazias em novos shoppings da Região Sul

Quatro em cada dez lojas estão vazias em novos shoppings da Região Sul


Pesquisa Ibope mostra vacância de 42% nos novos shoppings da Região Sul. Resultado pior só no Nordeste do País. A média nacional é 45%.
Foram considerados empreendimentos inaugurados entre 2013 e 2015. Neste período, houve uma onda de inaugurações de shoppings principalmente no interior, fora das Capitais.
- O crescimento acelerado teve seu preço. Muitos projetos foram superdimensionados ou instalados em localizações duvidosas. O caixa cheio de algumas empresas levou a uma expansão desordenada, cujo resultado é o que se vê agora: shoppings centers com elevadas taxas de vacância e projetos prontos que postergam sua inauguração por falta de varejistas. – diz a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do IBOPE Inteligência, Marcia Sola.
Aqui no Sul, um exemplo representativo é Rio Grande. Na época em que os shoppings eram construídos na cidade, os próprios lojistas se perguntavam se havia consumidor para tanto. Os comerciantes combinavam entre si por qual empreendimento iriam optar.
Nesta mudança de cenário econômico, muitos projetos de shoppings foram adiados e até cancelados.
Shoppings antigos
Já nos shoppings consolidados – inaugurados até 2012 -, a vacância é bem menor. No Sul, é de apenas 8,3%. A média nacional é 9,1%.
Quatro em cada dez lojas estão vazias em novos shoppings da Região Sul
- Esse resultado, embora seja muito superior à média histórica do setor, não é desesperador, pois nesse patamar a vacância ainda é gerenciável. O problema é que a fila de espera de varejista na maior parte dos shoppings acabou, o que significa que ficará cada vez mais difícil repor os espaços vagos. – complementa Márcia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário