quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

ENTIDADES DA CADEIA PRODUTIVA DE ERVA MATE SE REUNEM COM GOVERNO GAÚCHO

ENTIDADES DA CADEIA PRODUTIVA DE ERVA MATE SE REUNEM COM GOVERNO GAÚCHO

Estiveram reunidas nesta terça, 26, na Secretaria Estadual da Agricultura e Desenvolvimento Rural - SEAPDR, as principais entidades da cadeia produtiva da erva-mate e do IBRAMATE - Instituto Brasileiro da Erva-Mate. Nesta ocasião as regiões produtoras de erva-mate, derivados e congêneres atualizaram para a nova gestão da Secretaria Estadual sobre a caminhada desta cadeia desde 2011, bem como das políticas públicas do FUNDOMATE/IBRAMATE, e os projetos e ações em andamento.

A ASPEMATE - Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai, entidade fundadora do IBRAMATE e proponente desta audiência, representada pelo seu presidente Engº Agrº Valdir Pedro Zonin, apresentou ao Secretário Covatti Filho, ao Adjunto Luiz Fernando e demais integrantes da Secretaria, documento mostrando esta caminhada e apresentando as principais demandas junto à Secretaria. O mesmo foi endossado pelo presidente do IBRAMATE, Alberto Tumelero proprietário da ervateira Tomelero, que enfatizou a urgência na retomada dos recursos ao Ibramate. Também foi reforçado pelas demais entidades representativas das Indústrias, Viveiros de Mudas e Produtores, que representaram as regiões nesta reunião. Documento este que tratou do Termo de Fomento 2019 ao IBRAMATE, Cadastro Ervateiro RS e dos Projetos de Lei em andamento na Assembleia Legislativa Gaúcha e Câmara Federal. Dentre eles a inserção da gastronomia da erva-mate na alimentação escolar e mercados públicos, a oficialização da erva-mate e derivados nos estabelecimentos públicos - a exemplo do café, a regulamentação do manejo de sub-bosques para introdução da erva-mate, o plano de incentivo à produção orgânica e a implementação de políticas estaduais e nacional para a divulgação da erva-mate. Estas, em breve serão apresentadas às Frentes Parlamentares da Erva-Mate (RS e DF).


A empresária Juliana Montanher da Ervateira Ximango, juntamente com o Secretário de Ilópolis Jurandir Marques e o Vice Prefeito de Ilópolis Fernando Dapont, também apresentaram os relatos do histórico de ações e trabalhos realizados e em andamento no Alto Taquari e município sede do IBRAMATE. Já o empresário Loreni Galon da ervateira Ervalense de Erval Grande, que representou as indústrias do Alto Uruguai, ressaltou a urgência na viabilização do Planto de Trabalho do Ibramate.

No final da reunião Pedro Schwemgber da Escola do Chimarrão de Venâncio Aires, fez a demonstração aos presentes do Chimarrão rápido, expondo também os trabalhos de divulgação da escola e as propriedades da erva-mate.

Esperamos que a partir desta importante reunião, seja possível retomarmos as principais atividades do IBRAMATE e demais entidades, fortalecendo com isso todos os elos desta importante cadeia produtiva para o nosso estado. Divulgando e qualificando esse importante alimento (erva-mate) que possui mais de 190 princípios medicinais e nutricionais, certamente estaremos fortalecendo todos os elos, desde o produtor até o consumidor.

Fonte / Engº Agrº Msc. Valdir Pedro Zonin
ERNS II EMATER/RS - ASCAR - Esreg Erechim
Presidente da ASPEMATE


Nenhum comentário:

Postar um comentário