sexta-feira, 12 de março de 2021

ECRETARIA DE SAÚDE REALIZA LIVE INFORMATIVA SOBRE O LOCKDOWN E A PANDEMIA DO COVID EM ELDORADO DO SUL

 


A transmissão será nesta sexta (12), às 20 horas, no Face da Prefeitura.
-

O Vice-Prefeito, Ricardo Alves, a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Carvalho e o Vereador, Fábio Leal estarão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Eldorado do Sul para esclarecer dúvidas da população sobre o Lockdown decretado na cidade e também sobre a nova fase da classificação da bandeira preta.

Na oportunidade, serão respondidas as perguntas da comunidade enviadas através dos canais de comunicação da Prefeitura, além da exposição dos motivos que levaram Eldorado do Sul a adotar a medida restritiva no comércio.

📍 Não se esqueça: dia 12 de março, 20h, no Facebook da Prefeitura de Eldorado do Sul.

Requerimento da OAB/ RS é atendido pelo Executivo Municipal

 

O Decreto de Lockdown publicado nas cidades de Guaíba e Eldorado do Sul não contemplaram os serviços da Advocacia como serviço essencial, o que se fez presumir a vedação da profissão e a violação aos Direitos dos cidadãos. A OAB - Subseção de Guaíba, através de dialogo com o Executivo Municipal dos dois municípios, teve seu pedido atendido e conquistou a retificação dos dois Decretos com a inclusão da Advocacia, como serviço essencial, ao exercício da cidadania. "A OAB demonstrou sua força e pujança nesse cenário tão difícil em que a pandemia causa prejuízos incalculáveis, mas o Advogado teve sua prerrogativa
respeitada e os cidadãos seus direitos preservados." - pontuou o Presidente da OAB - Subseção de Guaíba Dr. Marcio Macedônio.

terça-feira, 2 de março de 2021

Bandeira preta altera atendimento para carteiras de identidade

 


O encaminhamento de carteiras de identidade nos Postos de Identificação próprios do Instituto-Geral de Perícias (IGP) será adaptado às restrições impostas pela bandeira preta, no modelo de Distanciamento Controlado, previsto no decreto do governo do Estado.

Todos os agendamentos previstos para a semana de 1° a 5 de março estão cancelados. O sistema de agendamento eletrônico ficará indisponível. Apenas casos com urgência comprovada serão atendidos – para isso será preciso reagendar o atendimento, por e-mail ou telefone (acesse a tabela em link abaixo).

Veja as situações consideradas urgentes e o que é preciso para comprová-las:

 Admissão em emprego: carta de admissão ou lista de documentos fornecida pela empresa, com carimbo

 Cirurgias de emergência: atestado médico

 Retirada de medicamentos controlados: receita médica

 Viagens de emergência: passagem

 Financiamento imobiliário: agendamento do banco

 Todos os documentos furtados ou roubados: boletim de ocorrência

Os postos de Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul foram fechados em 22 de fevereiro para atender à determinação feita pela administração dos prédios, que pertencem à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Em Bento Gonçalves, as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 99677-3389.

O Posto de Identificação de Montenegro está em processo de mudança de endereço. O usuário pode procurar atendimento em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os postos de Alvorada e Viamão estão fechados. O atendimento destas cidades está sendo feito em Porto Alegre.

Os postos coligados, que funcionam por meio de convênio com prefeituras, seguirão as normas definidas pela administração municipal.

Divulgação



Governo apresenta a prefeitos projeto que inclui a educação como critério para repartição do ICMS com municípios

 

O governador Eduardo Leite apresentou, na manhã desta segunda-feira (1°/3), o projeto que altera o Índice de Participação dos Municípios (IPM), indicador utilizado para distribuir a arrecadação do ICMS entre as prefeituras, à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e aos representantes das 27 associações regionais. 

                                                                                                                                                Foto / Itamar Aguiar Palácio Piratini 

A apresentação foi feita por meio de videoconferência reunião também contou com a participação das diretorias da União dos Conselhos Municipais de Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação, do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), e do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Municipal da Fazenda.

A intenção do projeto, que vem sendo trabalhado desde 2019, é incluir a educação entre os critérios de rateio, de modo a incentivar os prefeitos a investirem na melhoria dos índices de ensino e de aprendizagem. A proposta também poderá reorganizar a rede no Ensino Fundamental e reduzir as desigualdades regionais.

"Estamos apresentando uma proposta que o governo do Estado traz para essa alteração na lógica de distribuição do IPM. Essa prática, observada em outros Estados, ajuda a promover um alinhamento de esforços em torno da educação, na medida em que deixa claro que o Estado e que os municípios têm parte relevante, e precisamos alinhar esforços de todos os sentidos de promover essa evolução na qualidade do ensino”, destacou o governador Eduardo Leite, reiterando que a fórmula pretende prestigiar e premiar a evolução na educação dos municípios.

O texto altera critérios de repartição do ICMS com os municípios, permitindo que indicadores ligados ao desempenho em educação sejam incorporados ao cálculo de divisão. A iniciativa faz parte da estratégia do governo do Estado de qualificar os serviços de educação no Estado, sobretudo nas redes públicas municipais.

“Começamos a discutir essa proposta de melhoramento dos índices da educação no nosso

Estado no final de 2019. Acredito que essa seja a maneira mais justa e dinâmica de fazer ajustes no que diz respeito aos repasses. Vale lembrar que este é um governo de diálogo e que essa é uma primeira demonstração da proposta, que será enviada aos prefeitos para avaliação”, reforçou o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles.

Atualmente, os parâmetros de divisão do ICMS em vigor são os definidos pela Lei nº 11.038, de 14 de novembro de 1997. A alteração prevista no projeto tem o objetivo de adequar a legislação do Rio Grande do Sul à Emenda Constitucional 108, de 26 de agosto de 2020, que revisou as regras de funcionamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de repartição do ICMS entre os Estados e os municípios.

Hoje, os Estados distribuem 25% do ICMS arrecadado aos municípios. Antes da Emenda Constitucional 108, o montante transferido às prefeituras era dividido em 75% de acordo com o valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizadas no território do município, e 25% a partir de lei estadual específica.


A proporção foi alterada na Constituição Federal pela emenda, e as legislações estaduais tiveram de adaptar a distribuição a 65% no mínimo, de acordo com o valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizadas no território do município, e 35% a partir de lei estadual específica.


A Emenda Constitucional 108, que revisou, em 2020, as regras do Fundeb, introduziu a obrigatoriedade de que, no mínimo, 10 pontos percentuais da fatia regulada por lei estadual específica sejam distribuídos com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerando o nível socioeconômico dos estudantes. Assim, no mínimo 10% devem ser distribuídos de acordo com parâmetros de educação. Os Estados podem optar por um percentual maior.


"A proposta vai ao encontro desse movimento de debater ações conjuntas, buscando a otimização dos recursos, tanto do Estado como dos municípios, mas mais do que isso, buscando a qualificação das nossas redes públicas. O RS tem tido dificuldades, e de nada adianta ficarmos reclamando da situação financeira. Temos de olhar para frente", destacou o secretário da Educação, Faisal Karam.

Em que consiste a proposta do Estado

No Rio Grande do Sul, a proposta é de que esse percentual seja de 20%. Esses 20% de retorno do ICMS para os municípios serão calculados de acordo com dois novos índices – o Índice Municipal da Educação do RS (Imers) e a participação no rateio da cota-parte da Educação (PRE) –, cujo detalhamento será definido em decreto a ser publicado depois da votação do projeto na Assembleia Legislativa.

Além da ampliação do percentual de 10% para 20%, a proposta prevê a possibilidade de ampliar a possibilidade de que até 35% da distribuição de ICMS aos municípios seja regidos por regras estaduais específicas. Atualmente, esse percentual é de 25%.

A introdução desse critério de melhoria da educação municipal exige um realinhamento dos fatores que vão compor os 35% repartidos de acordo com parâmetros específicos, conforme a proposta do governo do Estado.

Depois da apresentação, os prefeitos receberão uma cartilha com o detalhamento da proposta e terão oportunidade, até o dia 15 de março, de avaliar e apresentar sugestões e questionamentos. A discussão sobre o tema será retomada na metade deste março. Só depois disso o projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa.

A execução do projeto, se aprovado, ainda depende de fatores operacionais para entrar em vigor, como a organização da nova prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), com a aplicação ampla na rede municipal dos 497 municípios. Com essa prova, é possível gerar os indicadores do Índice Municipal da Educação do RS (Imers) para que a distribuição dos recursos seja feita ao longo de 2023.


O debate com os prefeitos já prevê a necessidade de um engajamento forte e amplo de participação na prova. A previsão é de que as novas regras sejam aplicadas de forma efetiva sobre os critérios de repartição do ICMS a partir de 2023, com uma transição escalonada até 2027. 

Governo do Estado RS

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Veja quais unidades de atendimento do Sebrae RS estão abertas ou atuando em sistema remoto entre os dias 23 de fevereiro e 1 de março

 

Dinâmica leva em consideração o mapa do distanciamento controlado do Governo do Estado


Com a atualização do mapa de distanciamento controlado adotado pelo Governo do Estado, houve a necessidade de adaptação das rotinas de trabalho em algumas unidades de atendimento presencial do Sebrae RS, que passam a valer a partir dessa terça-feira, 23 de fevereiro, e valem até 1 de março.


“Nossa decisão vai ao encontro das orientações governamentais, respeitando todas as regras constantes nos decretos estabelecidos pelo Estado e em cada município. Isto implica em movimentos de maior ou menor abertura. O importante é estamos cuidando de nossa saúde, sem deixar de atender nossos clientes pelos meios possíveis, presencial ou remoto”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.


Os atendimentos em todos os canais remotos seguem normalmente, a fim de continuar auxiliando os empreendedores, ainda mais em um momento de crise como o atual e com impacto direto nos pequenos negócios. A rede de atendimento remota pode ser acessada por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e também no www.sebraers.com.br, via chat. Além disso, na página https://sebraeaoseulado.com.br/ o empreendedor encontra informações, conteúdos e ferramentas sobre as melhores práticas a serem adotadas em tempos de dificuldade, a fim de minimizar prejuízos.


Confira o calendário das regiões:


Região Campanha e Fronteira Oeste

MTG lança campanha "Viva a Nossa Tradição"

 

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul lançou nesta segunda-feira a campanha institucional "Viva a Nossa Tradição!", que busca valorizar as1,7 mil entidades filiadas, alicerces do MTG, e reforçar a imagem delas para a retomada plena das atividades, quando as medidas sanitárias permitirem.

Os quatro vídeos, produzidos pela Eduardo Rocha Fotografia, retratam aquilo que há de melhor nos galpões de CTGs: o ambiente familiar, a responsabilidade social, a solidariedade e a geração de emprego e renda. A campanha é patrocinada pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul.

A frase "Viva a Nossa Tradição!", propositalmente, possui um duplo sentido: através dela, iremos, sim, celebrar tudo o que os nossos galpões nos proporcionam. Mas, além disso, queremos convidar a todos para que se juntem a esta grande família do tradicionalismo organizado, que venham conosco "viver" as nossas tradições”, explica a presidente do MTG, Gilda Galeazzi.

Exibido nas redes sociais do MTG e disponibilizado aos veículos de comunicação e mídias sociais, o primeiro vídeo da série conta a história do educador Mateus Gomes Alves e a da esposa Elena, que se conheceram no CTG Gildo de Freitas, em Porto Alegre e hoje frequentam o CTG Gomes Jardim, em Guaíba (1ª RT). Desse relacionamento, nasceu a Alice, 9 anos.

“É um espaço de congregação e também de segurança para as nossas crianças, para que nossos filhos cresçam sadios, com acesso à cultura, a arte. O CTG é um lugar que acolhe”, afirma Mateus, em relação ao ambiente proporcionado pelas entidades tradicionalistas.

Os demais vídeos serão divulgados ao longo da semana. O compositor, cantor e instrumentista João Lucas Joca Cirne compôs o tema da campanha, interpretado pelo grupo Canto à Terra.

“Te convido a conhecer este mundo diferente onde a amizade e a consciência levam a cultura em frente”, diz um trecho da composição, que será enviada a mais de 1 mil emissoras de rádio do Rio Grande do Sul, através do divulgador Álvaro Dias.

A equipe da Eduardo Rocha fotografia também criou o logo que simboliza a campanha, formados por representantes de todos os segmentos do tradicionalismo organizado: campeira, artística, esportes e cultural.

Confira o primeiro vídeo da campanha

https://youtu.be/WM4HiAnTGtQ

Baixe o primeiro vídeo da campanha

https://f.io/1sSTkiju]

PRF prende trio de traficantes transportando quase 20 quilos de maconha em Eldorado do Sul

Uma mulher e dois homens foram presos com a droga sendo transportada no porta-malas de um Logan

Na noite desta terça-feira, 23, na BR 290, em Eldorado do Sul, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um trio de traficantes que transportava quase 20 quilos de maconha no porta-malas de um Logan.
Em uma operação de combate à criminalidade, orientada pelo serviço de inteligência da PRF, os policiais deram ordem de parada ao motorista de um Logan, com placas de Pelotas. Na abordagem, os policiais perceberam o nervosismo dos ocupantes e resolveram fazer uma revista mais apurada no carro, quando se depararam com quase 20 quilos de maconha no porta-malas.

No veículo estava o condutor, de 30 anos, com outras duas passagens por tráfico de drogas, além de roubo de carros e a estabelecimentos comerciais, ameaça e lesão corporal. O passageiro, de 29 anos, também já tinha registro criminal por adulteração de veículo automotor, dano e várias outras passagens por ameaça. Já a passageira, de 33 anos, tem registro de envolvimento por furto a estabelecimento comercial, ameaça e dano. Todos são de Pelotas.

Os policiais encontraram a maior parte da droga no porta-malas, além de outras pequenas porções escondidas na bolsa da mulher e em compartimentos ocultos do carro.

O condutor admitiu que pegou a droga em Santa Catarina e levaria até Pelotas/RS.

Eles foram presos em flagrante e apresentados na polícia judiciária de Canoas. O carro, a droga, mais de 1.000 reais em dinheiro e três celulares foram apreendidos 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Após acidente, motorista embriagado é preso pela PRF em Eldorado do Sul

 

O homem não tinha habilitação para dirigir






Na manhã desta terça-feira de carnaval, 16, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por embriaguez ao volante, em Eldorado do Sul.

Policiais Rodoviários Federais foram acionados para atender um acidente, do tipo colisão lateral, na BR 290. O denunciante afirmou que uma parati colidiu em seu carro, um cobalt, e não quis parar.

Os policiais encontraram os envolvidos e o condutor da parati, 53 anos, realizou o teste do bafômetro, que teve resultado superior a quase 3 vezes o limite para a consumação do crime de embriaguez ao volante.

O motorista embriagado, natural de São Jerônimo, que não possui habilitação, foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária de Canoas.

O condutor do Cobalt, 52 anos, natural de Porto Alegre, não se feriu e também foi submetido ao teste do bafômetro, com resultado negativo para o consumo de álcool.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Vacinação contra Covid-19 em Eldorado do Sul

 

Vacinação contra Covid-19 em Eldorado do Sul


Teve inicio no dia de ontem às 13:h no município de Eldorado do Sul, a vacinação à idosos com mais de 85 anos de idade e profissionais de saúde contra a Covid-19 .

Nossa equipe acompanhou o início da vacinação, pena que não foi divulgado para toda a comunidade como deveria ter sido feito, não de última hora.

Além de colher o depoimento de alguns idosos, também ouvimos um médico e o diretor da UBS Sr Bruno que nos forneceu as informações precisas.

Acompanhe os depoimentos e também algumas fotos da vacinação no Ginásio do Loteamento no centro de Eldorado do Sul com créditos para nossa colega jornalista Ana Paula do Site Eldorado Notícias.

Segundo o Diretor da UBS Sr. Bruno, aqui para o Parque Eldorado foram destinadas 130 doses da vacina Oxford Astrazeneka vinda da Índia, adquirido pelo governo Federal e distribuído a estados e municípios através do Ministério da Saúde . As 130 doses da vacina tem destino de 80 doses deverão ser aplicadas em idosos de mais de 85 anos e 50 doses deverão servir para vacinar profissionais de saúde.

Uma segunda dose deverá ser aplicada em tempo ainda indefinido , também ele explica que o município receberá outros lotes e terá vacina para todos em seu tempo certo, por isso não há necessidade de pânico assim que recebermos a vacina , todos serão vacinados é só espera por sua faixa etária .
















Acompanhe os depoimentos.

Acompanhando a vacinação, falamos com o Dr. Rodrigo Meyer da Rocha, que veio tomar a primeira dose da vacina. Ele disse que ficou muito feliz de ouvir que “houve uma divulgação para os moradores de Eldorado, e que teve esse cuidado com os idosos, até estavam vacinando alguns dentro do carro, foi até emocionante de ver. Vejo com muito otimismo a chegada da vacina, e gostaria que logo chegasse para toda a população”. O Dr. Rodrigo é formado em Psicologia, e exerce sua profissão em Eldorado do Sul, atendendo a domicílio e em seu consultório.

Falamos com a sra. Erondina, que foi vacinada. Ela disse que quem procurou sobre a vacinação foram as filhas e netas, e teve a ideia pois viu que a vacinação em Porto Alegre já havia começado. Ela disse que esperou ansiosamente e está bem mais tranquila.

Falamos também com outra pessoa que estava sendo vacinada, Dona Maria Trevisan , que disse que estava muito feliz com a chegada da vacina, e disse que era bom para o país todo, e que tem fé que ela poderá ser o exemplo para pessoas que não querem se vacinar para que estas mudem de ideia e se vacinem.

CBV Parque Eldorado recebe cedência de ambulância

 

Na última quarta-feira, (10), nossa equipe acompanhou a entrega de uma ambulância ao CBV do Parque Eldorado, isso foi possível graças a participação do vice presidente da entidade, vereador Giovani Martins (Giovani bombeiro) que encaminhou uma solicitação ao executivo municipal e conseguiu através do Projeto de Lei municipal de nº 006/01/2021

O Jornal da Primeira Hora ouviu em primeira mão o Presidente do CBV Parque Eldorado, Christian Charão, sobre a aquisição dessa nova ambulância que já foi entregue, e foi adquirido em parceria com a Secretaria da Saúde.

Segundo Christian, “É importante ressaltar que todas as viaturas


 que os Bombeiros Voluntários do Parque possuem são de propriedade da Prefeitura.

Para todas elas nós temos termos de cedência, termos esses que funcionam com autorização de uso até a depreciação total do bem, e quando chega nesse estado é devolvido para a Prefeitura. Isso foi o que aconteceu com a nossa antiga ambulância, que sofreu um pequeno incidente em uma ocorrência, onde um veículo acabou colidindo na parte da traseira, e era uma ambulância de modelo 2006.

O veículo que bateu na ambulância tinha seguro, e nessa situação o seguro optou por não consertar essa ambulância por ser um veículo de resgate. Foram afetadas as portas traseiras, e a seguradora decidiu pagar para a Prefeitura o valor. E a Prefeitura, junto à Secretaria de Saúde, por sua vez, depois que fizemos uma solicitação, decidiram nos ceder mais este veículo. É um modelo mais recente, 2015, em plena condição de uso, e atende muito bem as necessidades dos moradores do Parque. É importante ressaltar que para a nossa guarnição de bombeiros, é vital que tenhamos uma ambulância. Uma margem de mais ou menos 70% dos casos que atendemos está na área de emergência, casos de acidente, parada cardíaca, respiratória, e etc., e a ambulância é crucial para que prestemos esse atendimento. Gostaria de agradecer a Prefeitura, a Procuradoria Jurídica do município, que elaborou o projeto, os termos de cessão, foi parceira incansável. Também à Secretaria de Saúde, que abriu mão de ter um veículo, mas sabe que esse veículo vem para uma entidade que atende uma demanda que eles talvez não têm condição de atender, e o nosso serviço também consegue desafogar essa demanda de atendimento emergencial, e principalmente pra qualidade de vida do Parque Eldorado, e da BR-290, que é uma via de mão única, e que tem como prestação de serviço emergencial única e exclusivamente o Corpo de Bombeiros Voluntários.” Ele falou também de aquisições com verbas de um convênio assinado há pouco tempo. “Nós adquirimos um desencarcerador, um equipamento importantíssimo para o salvamento em acidentes veiculares, foi feito um investimento de 20 mil reais e nós conseguimos comprar este equipamento que está girando em torno de 150 mil reais. Compramos de segunda mão, mas ele está todo revisado, e compramos em parcelas, e só conseguimos por meio deste convênio que temos com a Prefeitura de Eldorado”.

A Secretária Juliana Carvalho, que esteve presente ao ato de entrega do veículo falou o seguinte



c

: “A parceria entre os Bombeiros Voluntários do Parque Eldorado e a Saúde é de longa data, eles são grandes parceiros nossos, e quem mais ganha com isso é a população. Eu fico muito feliz de poder contribuir com esse veículo, e ter essa oportunidade de fazer essa parceria com eles é muito importante. Nós sempre contribuímos com equipamentos, materiais, insumos pros atendimentos, e agora cedemos este veículo, e melhoramos ainda mais nossa relação com eles, e quem mais se beneficia com isso é a população do Parque Eldorado.”

Ressaltamos que o ato de entrega contou com a participação do vice prefeito Ricardo Álves que representou o prefeito municipal e estava acompanhado do secretário de obras Paulo Ricardo (banana).

Ricardo disse que o município ainda tem muito a ser feito em investimentos no Parque, são tantas as demandas mas, aos pouco serão sanadas e quanto a cedência da ambulância, disse que isso vai desafogar o atendimento da UBS local, pois aqui temos só uma, dessa forma além de contribuir para o atendimento em acidentes na BR 290, vai ajudar no atendimento à comunidade quando a outra estiver em transito.

Ricardo disse que esta é uma conquista do CBV e da comunidade do Parque, com certeza ela chega em boa hora , no exato momento que o CBV faria a devolução da outra que também era emprestada

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

PRF orienta motoristas que pretendem viajar no carnaval

 


Revisar o veículo antes da viagem é importante para a segurança de todos

A Polícia Rodoviária Federal segue com a Operação Rodovida, reforçando as operações e o policiamento nas rodovias federais de todo o país. Atividades educativas, orientando motoristas, pedestres e ciclistas, também são foco da atenção dos policiais.

Com a chegada do carnaval, historicamente as rodovias federais gaúchas apresentam aumento de fluxo de veículos. Como vivemos um momento diferenciado, e as festividades de carnaval foram oficialmente canceladas, não temos como prever se efetivamente tal aumento de movimento ocorrerá. Analisando os anos anteriores, verificamos a possibilidade de maior fluxo, com formação de filas, nas rodovias que dão acesso ao litoral norte (Freeway e BR 101) e nas demais entradas e saídas da capital gaúcha nos seguintes dias e horários:
motoristas
➡️ tarde e noite de sexta-feira (12);
➡️ manhã de sábado (13);

➡️ tarde e noite de terça-feira (16);
➡️ manhã de quarta-feira (17).

Assim, a PRF está preparada para o pior cenário, com reforço de efetivo. O policiamento será direcionado para os locais e horários com previsão de maior fluxo, e também para aqueles que as estatísticas demonstram que, ao longo dos últimos anos, possuíram maior índice de acidentes graves.

O foco será a fiscalização de infrações que geram maior risco ou potencializam as lesões de acidentes, como embriaguez ao volante, ultrapassagem indevida, uso do celular e a correta utilização do cinto de segurança. Para incentivar o comportamento seguro no trânsito, serão realizadas ações de educação para o trânsito através de intervenções em rodoviárias, postos de combustíveis e outros pontos com grande visibilidade e circulação.

A PRF também intensificará sua atuação no combate ao crime, em especial realizando abordagens focadas nas informações do serviço de inteligência, para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.

O Superintendente Executivo, Leandro Wachholz, alerta os motoristas: "Só dirija descansado e se não tiver ingerido bebida alcoólica. Trabalharemos para a segurança de todos, mas precisamos que cada um faça a sua parte."

Antes de viajar: tenha certeza de que o veículo esteja regularizado e revisado, principalmente com relação a freios e suspensão. Antes de sair, cheque  os pneus e os sistemas de iluminação e sinalização. Não faça ingestão de bebidas alcoólicas e descanse bem. Planeje sua viagem, com pontos de parada.

Durante a viagem: tenha calma, acredite na sinalização, e a respeite. Mantenha a velocidade regulamentar, só ultrapasse em locais permitidos e com visibilidade suficiente. Não deixe o celular ser uma distração, configure ou guarde ele para que chamadas, mensagens ou notificações não chamem a sua atenção enquanto você estiver dirigindo. Priorize viajar durante o dia, nos horários de menor movimento. Procure manter-se na mesma faixa de rolamento, sem mudanças bruscas de direção. Só ultrapasse em locais permitidos e com a certeza de que conseguirá realizar a manobra com segurança.

Abordagem policial: obedeça às ordens dos agentes, não faça movimentos bruscos, abra os vidros do carro para ser melhor visualizado e, à noite, ligue a luz interna.

Em caso de acidente: se não houver feridos, retire os veículos da pista imediatamente. Você pode fazer a ocorrência pela internet. Havendo feridos, sinalize e avise a PRF.

Emergência em rodovias federais, ligue 191

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

PRF atende grave acidente com 3 carretas envolvidas

 Este texto recebemos por volta das 20:15 hs pela delegacia da PRF contendo maiores detalhes sobre o acidente ocorrido hoje na BR 290 em Eldorado do Sul.

Por volta das 15:00h desta terça-feira (9), no km 144, da BR 290, em Eldorado do Sul, a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender um grave acidente envolvendo três carretas.

Policiais Rodoviários Federais deslocaram para o atendimento de um acidente na BR 290. No local, verificaram um grave acidente com múltiplas colisões, envolvendo três carretas.
Os veículos envolvidos foram:
Um M. Benz Axor, transportando toras de madeira, com placas de Porto Alegre. O motorista, de 53 anos, natural de Butiá, estava com lesões graves e foi socorrido;
Um Volvo VM, com placas de Siderópolis-SC. O motorista, de 52 anos, natural de Siderópolis-SC, ficou ileso;
E um VW, com placas de Eldorado do Sul. O motorista, de 60 anos, natural de Abelardo Luz-SC, teve lesões leves.
As causas e a dinâmica do acidente ainda serão investigadas e registradas por meio de Boletim de Acidente de Trânsito da PRF.
Foi realizado o teste do etilômetro em dois dos motoristas envolvidos, com resultado negativo para o consumo de álcool. Um dos motoristas não foi submetido ao teste por não ter condições de realizá-lo.









Todas Estas Fotos São de Arquivos da PRF

MAIS UM ACIDENTE NA BR 290 NO PARQUE ELDORADO ELDORADO DO SUL

 






Mais um acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (09) no KM-144,4 da BR-290, desta vez envolvendo três carretas, bem perto do local onde foi instalado recentemente dois pardais redutores de velocidade. entendemos que é urgente a necessidade da duplicação da BR 290 .

O Jornal da Primeira Hora entrevistou rapidamente um dos bombeiros voluntário no local, preguntado como eles foram acionado ao ponto de chegarem tão rápido ao local do acidente ele respondeu: “Nós fomos acionados por um popular que havia um tombamento de uma carreta. Chegando no local, encontramos três carretas envolvidas no acidente: uma tombada na lateral, jogado ao mato no barranco, e outras duas sobre a BR, com batidas na traseira. A carreta carregada de toras de lenha sem a cabine, a cabine foi arremessada no meio da BR, assim como o motorista, que foi arremessado fora da cabine, que foi a vítima que atendamos e transportamos com máxima urgência até o PA em eldorado do Sul - Centro, aos primeiros socorros. O primeiro atendimento foi feito pela nossa guarnição, de bombeiros voluntários do Parque Eldorado.” Segundo o informante do CBV Parque Eldorado além da equipe de uma guarnição inteira que atenderam o acidente com Resgate e outras VTRs, a PRF também compareceu ao local. O transito ficou restrito a uma só pista oque causou congestionamento pois a fila na BR sentido capital interior estava quase na entrada do viaduto da entrada par a ERS 401 para Charqueadas.
Nós do Jornal da Primeira Hora agradecemos imensamente o trabalho feito pelos bombeiros voluntários que fazem um trabalho exemplar em prol da nossa sociedade, sem receber nada em troca .Neste momento ve-se a necessidade da aquisição de mais uma ambulância para melhor atender estes casos com urgência . Que Deus os abençoe.  Foto/ CBV Parque Eldorado

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

PRF apreende mais de 700 quilos de peixe sendo transportados sem as mínimas condições de higiene e refrigeração em Cristal

 

O condutor do carro já havia sido flagrado outras duas vezes fazendo o mesmo tipo de transporte

Na manhã desta terça-feira, 02, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carga de peixe sem procedência sendo transportada sem condições sanitárias na BR 116, em Cristal. O alimento seria levado sem refrigeração por mais de 500 quilômetros até o destino final, e ofereceria risco ao consumidor.

Durante fiscalização, os policiais abordaram uma Fiat Ducato com placas de Novo Hamburgo, e ao abrirem as portas do veículo se depararam com a carga de mais de 700 quilos de peixe. A carga estava acondicionada em sacos plásticos sem nenhuma refrigeração.

O condutor de 26 anos, natural de Dom Feliciano, informou aos policiais que adquiriu a mercadoria em Santa Vitória do Palmar e iria vendê-la em Novo Hamburgo. Ele não possuía a documentação fiscal do carregamento, além de já ter sido flagrado outras duas vezes, em 2019 e em 2020, cometendo a mesma irregularidade.

A carga, o veículo e o condutor foram encaminhados à polícia judiciária em Camaquã

PRF prende homem por adulteração nas placas de uma carreta

 


Os lacres das placas pertenciam a outro veículo.

Na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal, em fiscalização a veículos de carga, prendeu o motorista de uma carreta Volvo, que tracionava um semi-reboque, na BR 290, em Pantano Grande.

Policiais Rodoviários Federais realizavam fiscalização quando abordaram uma carreta. Durante a vistoria, constataram que as placas do cavalo trator e do semi-reboque estavam com os lacres que pertenciam a outro veículo.

Diante da adulteração, a carreta foi apreendida e será encaminhada para a perícia que confirmará a real procedência dos veículos. O motorista, de 33 anos, foi encaminhado à polícia judiciária em Pantano Grande para registro da ocorrência.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

PRF apreende carro com placas de outro em Camaquã

 


O motorista dirigia um Pathfinder com as placas de um Fox.


Na tarde desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um Nissan/Pathfinder que utilizava as placas de um Fox. A ação ocorreu na BR 116 em Camaquã.

Policiais Rodoviários Federais realizavam o patrulhamento na rodovia quando pararam para auxiliar o motorista de uma Pathfinder que estava em pane no acostamento. Ao  consultarem os sistemas, verificaram que as placas pertenciam a um Fox.

O motorista, de 60 anos, foi encaminhado à área judiciária em Camaquã para o registro da ocorrência por adulteração de sinal identificador de veículo. Ele disse que não sabia que as placas estavam trocadas. 

O carro foi removido para o depósito credenciado, e as placas apreendidas.

PRF apreende mercadorias estrangeiras em Eldorado do Sul

 


A mercadoria era transportada em um focus, no mesmo compartimento em que duas crianças estavam, gerando grave risco.
Na noite desta terça-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu vários produtos estrangeiros que seriam revendidos no Brasil, sem o devido recolhimento dos impostos.
A mercadoria, avaliada em mais de R$ 5.000,00, era transportada no porta malas, nos bancos traseiros e dianteiro, dividindo o mesmo espaço com duas crianças, uma de 6 e outra de 2 anos.
O material (bebidas alcoólicas, energéticos e outros) foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil.
Além da apreensão da mercadoria, o Motorista, 38 anos, que é pai das crianças, foi multado por transportar o material no mesmo compartimento das crianças, sem os devidos cuidados com a segurança.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Professor da Estácio e especialista em direito do consumidor esclarece direitos e deveres de pais, alunos e instituições de ensino

 


O Brasil está próximo de iniciar a vacinação em massa contra a Covid-19 e o governo prevê que até o fim do primeiro semestre de 2021 os grupos prioritários estejam vacinados. Muitas escolas já se preparam para receber de volta os estudantes e o especialista em direito do consumidor e professor de Direito da Estácio, Lucas Zandona Guimarães, esclareceu os principais direitos e deveres de pais, alunos e instituições de ensino.

O advogado orienta os pais a ficarem atentos na hora de renovar a matrícula do seu filho. A escola só pode incluir na lista de material, itens que forem coerentes com as atividades pedagógicas diárias do aluno, em quantidade suficiente, cabendo aos pais escolher as marcas dos produtos. “A escola não pode exigir material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, tais como produtos de higiene e limpeza, produtos para laboratórios ou a serem utilizados no setor administrativo da escola”, explica.

Segundo Zandona, os estabelecimentos de ensino deverão expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais. O valor da mensalidade escolar só pode ser reajustado a cada 12 meses. Os pais ou responsáveis precisam ter acesso ao texto do contrato, o valor das mensalidades e o número de vagas por sala-classe, no período mínimo de quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula, conforme calendário e cronograma da instituição de ensino.

“É importante esclarecer que o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições de ensino particulares. Além disso, a Lei nº 9.870/1999 elenca vários deveres das escolas, dentre os quais, a escola pode negar matrícula ao ano/semestre letivo seguinte se o aluno estiver inadimplente (por período superior a 90 dias), mas não pode impedir a realização de provas e trabalhos para a finalização do presente ano/semestre letivo, nem reter qualquer documento do aluno”. O especialista relembra ainda que os custos do material escolar de uso coletivo integram os cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares e o estabelecimento de ensino não pode exigir garantias mercantis, tais como: fiador, cheques pré-datados e notas promissórias como condicionante para matricular o aluno.

Sobre a obrigatoriedade da vacina em crianças e adolescentes e a apresentação do cartão de imunização de alunos das redes pública e privada de ensino, o advogado esclarece que a escola pode exigir que a criança seja vacinada, desde que a vacina seja disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. “Existe, inclusive, previsão em lei de que a vacinação também contra a Covid-19 possa ser compulsória, conforme Lei nº 13.979/2020. No entanto, por hora, não existe nenhum indicativo de que possa vir a existir uma vacina para a Covid-19 destinada ao público infantil. Deste modo, para as crianças matriculadas no início do ano letivo de 2021, não deve haver alterações neste sentido”.

Zandona destaca que, conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, a vacina é direito da criança e não faculdade dos pais. E as escolas poderão solicitar a apresentação da caderneta de vacinação, com as vacinas que estejam incluídas no calendário de vacinação do Ministério da Saúde e disponibilizadas gratuitamente nos postos de saúde. São elas BCG; Hapatite B; Penta (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B); Poliomielite 1, 2 e 3; Pneumocócica 10 Valente; Rotavírus humano; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice viral; Hepatite A; Tetra Viral; DTP (Previne a difteria, tétano e coqueluche), além da influenza.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Deputado Burmann ressalta a importância de manter recursos do Imposto de Renda nos municípios

 

A atitude é simples e rápida, e pode ter um grande efeito na vida das pessoas.


Com essa definição o deputado Gerson Burmann (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade e Idosos, defende que a destinação de parte do imposto de renda devido para os fundos municipais e estaduais deve receber melhor atenção dos gestores municipais, haja vista que recursos exponenciais vão para os cofres da União, mas que poderiam se transformar em políticas públicas em favor de idosos, crianças e adolescentes aqui mesmo nos municípios gaúchos.

Dados revelam que aqui no Estado foram destinados valores do Imposto de Renda por volta de R$ 17 milhões para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e para os Fundos da Pessoa Idosa no IR 2019/2020, sendo que no período de 2018/2019 havia sido em torno de R$ 13,891 milhões.


Contudo, a Receita Federal informa que aqui no Estado a capacidade de arrecadar e destinar aos fundos constituídos ultrapassa os R$ 600 milhões com a destinação do imposto de renda devido.



Diante desse quadro, o deputado Gerson Burmann manteve audiência com a Superintendência da Receita Federal no RS e buscou esclarecimentos sobre o funcionamento do imposto de renda e está empenhado em ampliar o esclarecimento da população gaúcha e, principalmente dos gestores municipais que assumirão os novos mandatos em 2021.


Para tanto, o parlamentar está oficiando todos os prefeitos eleitos e reeleitos, com os dados de cada município no sentido de sensibilizar e motivar os prefeitos a trabalharem essa questão local, visando a permanência desses recursos no próprio município para a aplicação em políticas públicas dirigidas às crianças; adolescentes e pessoas idosas.


De posse dos dados oficiais da Receita Federal, os prefeitos poderão fazer campanhas nos próprios municípios através da rádio e de espaços oficiais; visitando as empresas; reunindo-se com os profissionais da contabilidade; sempre no intuito de ampliar a destinação dos recursos do imposto de renda para aplicação no próprio município.


O deputado Burmann está convicto de que o esclarecimento da população e a participação ativa dos gestores municipais são fundamentais para a ampliação da Campanha Valores que Ficam tendo produzido um folder com instruções que foi enviado aos 497 municípios gaúchos para buscar o engajamento dos prefeitos eleitos e reeleitos no último pleito em novembro de 2020.


As prefeituras que estão fazendo contato com o gabinete do parlamentar são orientadas a realizar campanhas em seus espaços de mídia coordenados pela comunicação social, bem como o próprio prefeito municipal ou secretário buscarem espaço em rádios locais para o esclarecimento da população.

Fonte/ Assessoria de Imprensa Gabinete



Incêndio na Índia atinge instalações do maior fabricante de vacinas do mundo

 

Um prédio em construção do Instituto Serum, na Índia, foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira. A empresa é a maior fabricante mundial de vacinas e é possível que isso tenha afetado sua futura expansão da produção da vacina contra covid-19. Os brigadistas ainda tentam apagar as chamas, segundo informou o Corpo de Bombeiros da cidade de Pune, no sul do estado de Maharashtra.


A causa do incêndio e a extensão dos danos ainda não foram esclarecidas. A empresa disse que o incêndio se restringiu a uma nova instalação que está sendo construída para aumentar a produção de vacinas contra o coronavírus e garantir que esteja melhor preparada para futuras pandemias.


O Instituto Serum também revelou que o incêndio não afetou as instalações existentes que produzem imunizantes contra a covid-19 ou um estoque de cerca de 50 milhões de doses. Segundo relatos, não há feridos no incêndio. As imagens mostraram enormes nuvens de fumaça saindo do prédio enquanto os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo.


A empresa é a maior fabricante mundial de vacinas e foi contratada para produzir um bilhão de doses da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford. Adar Poonawalla, CEO do Instituto Serum, disse em recente entrevista que espera aumentar a capacidade de produção de 1,5 bilhão para 2,5 bilhões de doses por ano até o final de 2021.


A nova instalação seria a chave para essa expansão. Das mais de 12 bilhões de doses da vacina contra o coronavírus que devem ser produzidas este ano, os países ricos já compraram cerca de 9 bilhões e muitos têm opções para comprar ainda mais. Como resultado, o Instituto Serum provavelmente produzirá a maioria das vacinas que serão usadas pelos países em desenvolvimento.


Fonte/ O Estadão

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

AUTOR DE HOMICÍDIO POR VINGANÇA É PRESO

 

AUTOR DE HOMICÍDIO POR VINGANÇA É PRESO

Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul - DP/ELDORADO DO SUL, coordenados pelo Delegado de Polícia Guilherme Dill, prenderam um indivíduo suspeito de cometer um homicídio qualificado pelo recurso que impossibilitou a defesa da vítima, em Eldorado do Sul, no mês de dezembro do ano passado.
A autoria do crime foi descoberta nos primeiros dias de investigação visto que o motivo do crime é uma vingança. Dias antes do fato, o homicida teve sua residência atacada e diversos disparos de arma de fogo atingiram sua mãe, irmã e sobrinha, porém ninguém morreu.
Diante disso, o indivíduo foi até o local onde um dos suspeitos estaria residindo e matou um indivíduo com diversos disparos de arma de fogo.
Não há certeza ou prova concreta de que a vítima deste fato tenha participado do ataque na residência do homicida.
O preso possui diversos antecedentes policiais, como tráfico de drogas, homicídios, porte de arma de fogo e entre outros do mesmo gênero.
Ha outros dois indivíduos que participaram da ação e que serão alvos de futuras ações policiais.
O Delegado de Polícia, Guilherme Dill, enfatiza “a prisão ocorrida alguns dias após o fato demonstra que o trabalho policial é intermitente, de modo que a resposta será imediata quando se tratar de crimes de tamanha gravidade.”
O Diretor da 2 Delegacia de Polícia Regional Metropolitana - 2 DPRM, Regional de Canoas, Delegado Regional Mario Souza destaca que a “a atuação célere do trabalho investigativo é primordial nesses casos”. E que “qualquer condutas nesse mesmo sentido serão investigadas e a atuação policial será constante.”
O preso foi encaminhado ao estabelecimento prisional e será submetido a interrogatório nos próximos dias.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
E-MAIL www.pc.rs.gov.br
LINHA DIRETA (51) 3425 9056
WHATSAPP (51) 98459 0259
DP Eldorado do Sul



(51) 3481 3444
Whats (51) 98416 8968

Fonte/ PC/DPM - 2ª DPRM
DP/ELDORADO DO SUL



Prefeitura realiza melhorias no Parque

 

Na tarde desta quarta-feira(20), maquinas da secretaria de obras do município de Eldorado do Sul e prestadoras de serviços trabalhavam na ruas Antenor Mercante esquina com a Antenor Ferrão fazendo o rebaixamento das vias. Segundo nos informou o subprefeito Delmar Nunes (charuto), as duas ruas estão sendo preparadas para ganharem pavimentação asfáltica .

Em quanto isso moradores da Av. Ângelo Collovini vivem a expectativa de mais de 20 anos o sonho de que o asfalto que nunca foi acabado chegue até o final da via que é bastante extensa. Isso também não acontece com outras vias centrais do Parque, mas uma coisa é de suma importância, é a instalação de rede esgoto que não tem e a comunidade reclama desde a muito . Fica o alerta para a administração !





terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Eldorado do Sul recebeu hoje as primeiras doses da vacina Coronavac

 

Os profissionais da saúde, na linha de frente no combate ao coronavírus, serão os primeiros a serem imunizados.


Chegou, hoje a tarde, 19, na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) o primeiro lote da vacina contra a Covid-19. As 181 doses serão usadas para imunizar os funcionários da saúde que estão em contato direto com o coronavírus. A primeira pessoa a receber a vacina foi a enfermeira concursada, Tânia Brum, que atua no Pronto Atendimento 24 horas. Ela foi vacinada em um ato simbólico realizado no P.A que contou com a presença do Prefeito Ernani Gonçalves, do Secretário de Saúde,
entre outros.

Fonte ASCOM

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Secretaria da Saúde prepara distribuição de mais de 170 mil doses da vacina Covid-19 nesta terça, dia 19

 


A Secretaria da Saúde (SES) prepara para esta terça-feira (19/1) o envio das doses da

vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do Estado. Um lote de 341,8 mil

unidades deverá ser recebido ainda nesta segunda-feira (18/1), fabricadas pelo Instituto

Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Após a separação por regional, por critérios populacionais, as doses serão despachadas

para a capital e para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente

em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60

anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população

indígenas aldeadas.

Serão encaminhadas nesta terça (19) 170,8 mil doses aos municípios, aproximadamente

a metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio

destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre duas e quatro

semanas após a primeira aplicação. O envio – a partir de Porto Alegre – será realizado

por via terrestre e aérea, com o apoio da frota de aviões da Secretaria de Segurança

Pública (SSP).

Ainda nesta terça (19) serão definidas as quantidades por município, após o trabalho

nas coordenadorias de separar as caixas para cada cidade, seguindo os critérios

populacionais dos grupos prioritários.

Entre o público destinado para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos

trabalhadores da saúde. Isso representa 34% estimado para esse grupo no Estado. Por

isso, a orientação é que sejam vacinados aqueles que lidam de forma mais direta com

pessoas com a Covid-19, em hospitais, Samu e na Atenção Básica.

De acordo com o recebimento de doses, os demais integrantes da área da saúde serão

gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde

estimado é de 400 mil pessoas no RS.

Outras 9,8 mil doses estão previstas para as pessoas 60 anos ou mais

institucionalizadas, deficientes institucionalizados e trabalhadores de Instituições de

Longa Permanência de Idosos. Para a comunidade indígena que vive em aldeias, são

mais 14 mil doses destinadas.

Local de destino e número doses a serem enviadas nesta terça (19):

Porto Alegre: 51.600

1ª CRS (sede Porto Alegre – 65 municípios): 26.000

2ª CRS (sede Frederico Westphalen – 26 municípios): 4.360

3ª CRS (sede Pelotas – 22 municípios): 12.400

4ª CRS (sede Santa Maria – 32 municípios): 8.400

5ª CRS (sede Caxias do Sul – 49 municípios): 14.000

6ª CRS (sede Passo Fundo – 62 municípios): 10.200

7ª CRS (sede Bagé – 6 municípios): 1.760

8ª CRS (sede Cachoeira do Sul – 12 municípios): 2.720

9ª CRS (sede Cruz Alta – 13 municípios): 1.920

10ª CRS (sede Alegrete – 11 municípios): 4.000

11ª CRS (sede Erechim – 33 municípios): 5.360

12ª CRS (sede Santo Ângelo – 24 municípios): 3.560

13ª CRS (sede Santa Cruz do Sul – 13 municípios): 4.400

14ª CRS (sede Santa Rosa – 22 municípios): 2.360

15ª CRS (sede Palmeira das Missões – 26 municípios): 6.040

16ª CRS (sede Lajeado – 37 municípios): 4.240

17ª CRS (sede Ijuí – 20 municípios): 3.200

18ª CRS (sede Osório – 23 municípios): 4.280