domingo, 20 de novembro de 2016

Governo do RS anunciará medida emergencial para acomodar presos

19/11/2016 18h41 - Atualizado em 19/11/2016 21h15

Schirmer diz que solução será informada na próxima quarta (23).
Na manhã deste sábado, seis presos depredaram micro-ônibus da BM.

Roberta SalinetDa RBS TV

O governo do Rio Grande do Sul anunciará na próxima semana uma medida para solucionar a falta de acomodações para presos temporários em Porto Alegre. A informação foi dada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, neste sábado (19), dia em que seis presos depredaram um micro-ônibus da Brigada Militar onde eram mantidos sob custódia no estacionamento da Palácio da Polícia, pela manhã.
Os seis responsáveis pelo ato foram transferidos pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para a Penitenciária Modulada de Charqueadas. No final da tarde, outros cinco presos seguiam aguardando transferência para presídios dentro de carros da Brigada Militar e mais oito estavam presos nas celas do Palácio da Polícia.
Presos que aguardam vagas em presídios quebraram vidros de micro-ônibus da Brigada Militar no Palácio da Polícia, em Porto Alegre (Foto: Jonas Campos)Presos quebraram vidros de micro-ônibus da BM
(Foto: Jonas Campos/RBS TV)
Schirmer disse que a ação dos detentos não pode ser aceita com algo normal. Ele afirmou que os contêineres que serão usados como celas provisórias, conforme o governo confirmou no início do mês, ficarão à disposição em 40 dias. Antes disso, será adotada uma medida emergencial, a ser anunciada na próxima quarta-feira (23) pelo governo.
O secretário afirmou também que os seis presos serão responsabilizados por dano ao patrimônio. "A violência de hoje, com a destruição do micro-ônibus, foi inaceitável. Um crime ao qual vamos responder com mais prisões, mais ação e mais firmeza", disse.
O tumulto no micro-ônibus começou por volta das 6h, quando os presos quebraram os vidros das janelas com chutes e socos. A medida de deixar presos provisoriamente dentro do veículovem sendo adotada desde a última quarta-feira (16). O objetivo é evitar que eles fiquem acomodados dentro de carros da Brigada Militar ou algemados em lixeiras na rua, como ocorreu no início do mês.
Por  volta do meio-dia, presos que são mantidos na carceragem do Palácio da Polícia atearam fogo no local, que tem as janelas voltadas para o pátio, ao lado de onde está estacionado o veículo da polícia que foi depredado mais cedo. O incêndio, de pequena proporção, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário